Como prometido, o Bruno Vianna acaba de disponibilizar seu primeiro longa-metragem, o Cafuné, na fila de edição do Banco de Cultura aqui do Overmundo. São 614 megabytes, mas ninguém precisa se assustar: como o esquema de download é bit torrent, quanto mais gente estiver baixando ao mesmo tempo, maior a velocidade que o arquivo vai chegar completo ao seu computador. Para quem quiser encontrar o arquivo rápido é só visitar o perfil do Bruno.
Lá você também encontrará este link para o texto que o Bruno publicou há duas semanas no Overblog, explicando os motivos para lançar seu filme via internet no mesmo dia em que estréia nas salas de cinema (com o bonequinho do Globo batendo palmas). Não sei se isso já aconteceu com outro filme lançado comercialmente. Pelo que tudo indica, é uma experiência pioneira no mundo todo. É uma atitude corajosa e desbravadora, que deve provar que a disponibilização de graça na internet não vai tirar público das salas de cinema: pode sim aumentar o público que vai se animar a ver o filme na tela grande - e de qualquer maneira vai aumentar o público total do filme e facilitar o acesso de mais gente (os sem-acesso às salas de cinema) ao filme. A disponibilização de versões integrais e gratuitas de livros e discos na rede já demonstrou algo muito importante: suas vendas nas lojas convencionais não diminuiram.
O Overmundo parabeniza o Bruno e o Grupo Estação (a distribuidora do Cafuné). Tomara que o exemplo seja seguido por muitos outros cineastas. Hoje é um dia que vai ficar como marco inspirador para todos aqueles que lutam pela democratização das informações (em todas as mÃdias) via internet. Nosso Banco de Cultura espera ansiosamente pelos próximos longas!
outro filme muitÃssimo bacana, também disponÃvel em bit torrent no Banco de Cultura, é o Dekassegui atualmente (ainda bem) em destaque na home do Overmundo.
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 25/8/2006 17:43Jóia! acho q a experiência mais próxima foi do filme Bubble de Steven Soderbergh, que tentou fazer o lançamento simultâneo em cinema, dvd e tv a cabo. Palmas p/ Cafuné, abrindo uma nova era do cinema! abçs
andre stangl · Salvador, BA 25/8/2006 21:00Esse tipo de coisa é muito interessante. Muito mesmo. Finalmente a internet ta se propondo a ser um meio, que se falava muito que ela seria, mas que na prática não era tanto... oficialmente dizendo. :P
Rodrigo Almeida · Recife, PE 26/8/2006 10:11Matéria sobre o lançamento do filme Cafuné (inclusive com os links aqui para o Overmundo) publicada no site global do Creative Commons. Link aqui.
ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 7/9/2006 20:00Ninguém merece filme pior. Não percam seu tempo fazendo download ou dinheiro indo até o cine. Tudo é ruim, infelizmente, contrariando a boa fase do cinema nacional atual: direção, roteiro, argumento, música incidental, fotografia, atores, direção de atores, enfim, não sobra pedra sobre pedra. O dinheiro público sendo dissolvido numa produção de quinta. Querem ver filmes ótimos e com baixo orçamento? Assistam um dos vários argentinos que estão rodando na cidade. (Herencia, Elsa e Fred, O Buda, Buena Vida... e por aà vai).
Rene · São Paulo, SP 9/9/2006 10:13Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!