Chamada de Pautas (ed. nº 2) | Fronteiras

Viktor Chagas
20/5/2011 · 0
 

Revista Overmundo na praça, hora de esquentarmos os tamborins para a próxima edição. Disponibilizada inicialmente em duas versões, como aplicativo para iPad e em formato PDF, a publicação tem periodicidade bimestral e apresenta uma dinâmica editorial semitemática, em que metade de suas pautas se concentra sobre uma abordagem específica e outra metade compreende assuntos diversos. O tema da edição de estreia foi a "música" e o surgimento de novos hits. Agora, a Revista Overmundo quer falar de "fronteiras"...

A diversidade cultural brasileira sempre foi um dos principais motes do Overmundo. Por aqui, sempre imperou a percepção de que, para as práticas e manifestações culturais, o que não há são fronteiras. Ou melhor, as fronteiras são relativizadas, encurtadas, transpassadas -- e além. Afinal, será mesmo que existem limites geográficos, temporais, de linguagem ou de geração para a cultura?

É o sincretismo religioso. A antropofagia na literatura e nas artes plásticas. A culinária típica típica de duas regiões diferentes. São festas tradicionais que se iniciam em um município e são ressignificadas por outro. Gêneros musicais que se mesclam de forma quase indissociável. Cultura de todo o Brasil, até exportada para outros países!

A edição nº 2 da Revista Overmundo explorará todas as nuances e variações possíveis sobre as "fronteiras". Reportagens e sugestões de pauta sobre este tema (e também sobre temas diversos) são bem-vindos. Estamos aguardando pela sua ideia!

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados