Chamada de Pautas para a edição nº 4 da Revista Overmundo

Viktor Chagas
13/10/2011 · 6
 

Há um elemento "sobrenatural" na cultura brasileira. Sua propensão à miscigenação antropofágica, a difusão de seus causos como lenda urbana, a maneira como algumas histórias envolvem lugares misteriosos e personagens icônicos são tão inacreditavelmente fabulosas que tudo ganha um ar meio lírico (ou meio trash). A próxima edição da Revista Overmundo fala de um tema que atende a essas características sem recuar da nossa realidade: FANTÁSTICO.

Queremos ouvir histórias incríveis que acontecem na sua região, lendas do cancioneiro calango, milagres inexplicáveis e suas repercussões no imaginário popular, epopeias sebastianas modernas, terror urbano, tudo o que a fantasia cultural nos permite. Conhece história desse tipo? Sugira aí, nos comentários.

Não conhece? A Revista Overmundo também acolhe outros temas. Escreva sua sugestão e vamos nessa conversar.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Equipe Overmundo
 

Alertamos que a chamada de pautas para a próxima edição da Revista Overmundo vai só até o final da semana! Participe :)

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 17/10/2011 17:16

Janaína Serra
 

Meninos, eu ouvi! lendas do Espírito Santo.
Foi assim, ouvindo as vozes dos que contam e gostam de aumentar os pontos, colorindo tudo muito bem colorido de palavras, que fui atrás dessas lendas acontecidas em terras capixabas. Uma proposta de delimitar o Estado através das lendas.
Rodando o Estado, fui enchendo a bagagem e na memória trouxe a revelação de que o lobisomem, aqui, também pode ser porco... Que o saci, apesar do desmatamento, ainda vive e prega peça, piando longe quando tá perto e perto tá longe, só pra confundir! E o caboclinho d'água? Ele vira as canoas no Rio Doce? Que ser é esse? Hum... mistério.
Esse trabalho só foi possível porque as lendas sobreviveram através das vozes que, incansáveis pra explicar os mistérios, fizeram chegar até aqui tanto encantamento.
O resultado deste projeto: "Meninos, eu ouvi! Lendas do Espírito Santo", é um cd com noves faixas de peças radiofônicas dramatizadas com lendas contadas por aqui; a ideia era preservar a tradição oral e, por isso, a radiodramatização, uma forma de aliar tecnologia à tradição, ampliando e amplificando as vozes, fazendo soar outras tantas que nos trouxeram essas histórias encantadas de lá, de tão longe.
Chegando mais perto é possível ouvir...
Janaína Serra


Janaína Serra · Vitória, ES 21/10/2011 20:09
sua opinio: subir
Vinicius Cardoso
 

cadê e-mail ou endereço para mandar a colaboração?

Vinicius Cardoso · Teresina, PI 25/10/2011 12:52
sua opinio: subir
Viktor Chagas
 

Opa, Vinicius,
Para enviar uma sugestão de pauta, basta fazê-lo através dos comentários do Observatório mesmo ou no blog da Revista. Se quiser enviar a colaboração inteira, basta publicar no Overmundo.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 25/10/2011 13:54
sua opinio: subir
Pedro Santos
 

Olá,
Meu nome é Pedro, sou jornalista em SC.

As pautas ainda estão abertas?

Pedro Santos · Estônia , WW 3/11/2011 20:27
sua opinio: subir
Viktor Chagas
 

Olá, Pedro,

A chamada para esta edição já se encerrou, mas você pode enviar sugestões de pautas a qualquer momento por meio deste blog ou do site.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 3/11/2011 23:04
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados