Chamada de Pautas para a Revista Overmundo nº 5, sobre "cultura digital"

Equipe Overmundo
6/1/2012 · 7
 

Mal nos recuperamos do fantástico quarto número da Revista Overmundo e é hora de colocar novamente o bloco na rua. Está aberta a temporada de sugestões de pauta para a Revista Overmundo nº 5, cujo tema principal é CULTURA DIGITAL. Contribua!

Para escrever para a Revista Overmundo, basta enviar uma sugestão de pauta nos comentários deste post ou publicar diretamente uma colaboração no Overmundo. A equipe editorial da Revista está sempre atenta às novidades e pode elegê-lo colaborador para a nossa próxima edição, a ser publicada em fevereiro.

A Revista Overmundo é uma publicação eletrônica bimestral e semitemática. Isto significa que você pode sugerir pautas dentro ou fora da linha temática principal. A equipe editorial recolherá todas as sugestões recebidas até o próximo dia 15/1 e avaliará uma por uma. Os colaboradores cujas pautas forem aprovadas receberão um contato para que apurem e produzam texto e conteúdos multimídia, sempre com o acompanhamento da Equipe Overmundo.

Então, é hora de arregaçar as mangas e escrever sobre cultura de todo o Brasil.

Para falar sobre cultura digital, o Overmundo elegeu como principais segmentos as artes eletrônicas, os coletivos digitais, o ativismo político, projetos que pensam a tecnologia de forma inovadora e fomentam a produção interativa e colaborativa.

Além desses temas, é possível submeter sugestões de pauta sobre outros assuntos, da cultura popular à arte independente. Participe!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
SLotman
 

Prezados,

Meu nome é José Lucio Gama, e desde 2003 desenvolvo jogos com minha empresa, a Icon Games. Entre os jogos que já desenvolvi estão "Bola de Gude", "Detetive Carioca", "Snail Racers", "Mahjong Max" entre outros - jogos esses que já foram publicados inclusive no exterior.

Nesses anos que venho trabalhando, passei por diversas dificuldades como todos no setor, até mesmo no país: altos impostos, pirataria... mas um dos problemas que mais se destacam é a completa falta de um mercado interno para jogos no país, que se deve principalmente a uma enorme falta de divulgação: as pessoas sequer sabem que se desenvolve jogos no Brasil!

Para iniciar uma reversão nesse quadro, surge então a proposta do "Joga Brasil" - o 1o. encontro de jogos, focado exclusivamente em jogos nacionais!

No evento, teremos estandes onde empresas brasileiras vão mostrar as novidades do mercado, com a presença garantida de expositores como Donsoft, Aiyra, Riachuelo Games, Vaca Vitória, Unidev, Seven Game Studio e a própria Icon Games.

Mas além disso, teremos palestras no evento com profissionais do mercado (alguns palestrantes serão inclusive dos próprios expositores) e mesas redondas para discutir o mercado nacional de jogos.

Teremos também reuniões entre empresas, para fomentarmos novos negócios e incentivarmos o mercado a crescer como um todo.

E com tudo isso, o "Joga Brasil" ainda deseja valorizar a produção nacional, mesmo a do passado: teremos um exposição da "história dos jogos brasileiros" que vai mostrar jogos desenvolvidos desde os anos 80 (Como Amazônia, Em Busca dos Tesouros, Zorax, Barravento, Mônica no Castelo do Dragão, Incidente em Varginha, Out live, dentre outros).

E seguindo nessa proposta, teremos um convidado especial no evento: Renato Degiovani, autor do primeiro jogo 100% nacional - um adventure chamado "Amazônia", e que ainda está em atividade, que virá especialmente ao evento para - segundo as próprias palavras dele - "não uma palestra, mas um bate papo informal sobre o mercado no passado e no presente".

Joga Brasil, que terá evento gratuito, vai acontecer nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2012, nas excelentes instalações que nos foram cedidas pela Faculdade CCAA -- Av. Marechal Rondon 1460, Riachuelo - Rio de Janeiro.

Peço então encarecidamente sua ajuda para divulgar essa empreitada, e aproveito para deixar o convite para nos prestigiar com sua presença no evento!

Mais informações sobre o Joga Brasil pode ser encontrada nos links:

Site: http://www.jogabrasil.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/JogaBrasil
Twitter: http://www.twitter.com/_jogabrasil

Temos um PDF detalhando o evento em http://www.jogabrasil.com.br/apresentacao%20joga%20brasil.pdf

Vídeo de divulgação do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=OHWk5NoYqHA

Grato pela atenção,
José Lucio Gama
ICON Games - http://www.icongames.com.br
Joga Brasil - http://www.jogabrasil.com.br

SLotman · Rio de Janeiro, RJ 8/1/2012 08:52
sua opinião: subir
Diana Damasceno
 

Proposta de pauta para a Overmundo 5: Rádio Digital e Literatura. Apresentar as possibilidades da literatura que vai das ondas para a nuvem para formar e incentivar novos leitores. Emissoras digitais como a Rádio Patrono, criada pelos fãs da série Harry Potter, e a Rádio Digital Rio,94,5, que desenvolve o projeto Literatura nas Ondas do Rádio, parecem acreditar nessa proposta. Entrevistas com as equipes das webrádios e ouvintes de literatura. Histórico breve da literatura via rádio e do rádio digital.

Diana Damasceno · Rio de Janeiro, RJ 9/1/2012 18:19
sua opinião: subir
Raphael Tsavkko
 

Gostaria de sugerir duas pautas. Uma sobre o AI5Digital, um apanhado sobre seu significado, desde os primórdios da Lei Azeredo até o momento. Em resumo, o que afetará nossas vidas e as mentiras que nos são contadas. Faço parte do Coletivo Mega Nãoe acredito poder contribuir com o debate. outra pauta é a das ameaças e mesmo assassinato de blogueiros pelo país afora, assim como as tentativas de censura, casos como o do Arles (censurado), Mosquito (morto), Lino (Falha de SP, censurado) e outros.

Raphael Tsavkko · São Paulo, SP 9/1/2012 23:39
sua opinião: subir
Reynaldo Carvalho
 

Prezados
Parabéns pelo site.
Talvez seja interessante uma análise sobre as aproximações e os distanciamentos existentes entre a pós-modernidade e a cultura remix (nome a meu ver muito melhor do que cultura digital). Sobre a pós-modernidade é interessante dar uma olhada em http://www.vam.ac.uk/content/exhibitions/postmodernism/
Abraços.

Reynaldo Carvalho · Brasília, DF 12/1/2012 10:55
sua opinião: subir
Jaqueline Cunha
 

Olá! Feliz com o interesse - post mais lido ontem e hj:
A tecnologia como aliada na formação de plateia.‏;
Proposta de pauta para Overmundo 5.

Jaqueline Cunha · Rio de Janeiro, RJ 12/1/2012 16:12
sua opinião: subir
Equipe Overmundo
 

Prezados,

Agradecemos a todos pelas sugestões enviadas. A equipe editorial avaliará as pautas recebidas nos próximos dias e entrará em contato com os selecionados.

Abraços.

Equipe Overmundo · Rio de Janeiro, RJ 14/1/2012 00:51

o-Ho
 

acho que um episodio ocorrido comigo envolvendo censura virtual ao mais básico direito humano - o uso do próprio corpo

aqui um resumo: http://www.overmundo.com.br/banco/imagens-reais-de-um-corpo-banido-e-censurado

o-Ho · Brasília, DF 18/1/2012 16:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados