Alô pessoal que se amarra num radinho, se liguem nessa!
Nesta sexta-feira entrará no ar a 30ª e última edição desta primeira temporada do 'Nas ondas do Rádio', o programa de rádio/podcast do Overmundo. Foi um semestre inteirinho de pÃlulas radiofônicas semanais de 15 minutos de duração com uma seleção de coisas bacanas postadas no site. Chegou a hora de uma pausa para balanço. Como todo bom projeto colaborativo, a continuidade do programa em futuras temporadas não depende da vontade de apenas uma ou duas pessoas – afinal de contas, só faz sentido manter um programa colaborativo se a própria comunidade estiver interessada e disposta a participar. Tanto na produção quanto na difusão. Quem acompanhou parte dos programas deve perceber: foram feitos propositalmente atemporais, de modo a serem veiculados a qualquer hora sem soarem datados. Então, as rádios não-comerciais interessadas em retransmitir o programa podem começar desde a primeira edição sem problemas – e já têm garantido um semestre de programação semanal ininterrupta. Já é um primeiro passo para aprimorarmos a distribuição do podcast, não é?
O overmano Felipe Obrer já puxou este assunto em um ótimo post no fórum e seria bom seguir o papo por lá. O que a gente precisa pensar para o podcast seguir em frente? De forma objetiva, as questões cruciais são as seguintes:
* DISTRIBUIÇÃO - Produzir um programa que contém material do Overmundo para ter a veiculação restrita ao próprio site é, de certa forma, desperdÃcio de tempo, já que estes conteúdos podem ser escutados no próprio site sem a necessidade de serem compilados na programação do podcast. Algumas rádios se mostraram interessadas na veiculação do programa. Temos uma temporada inteirinha de programas (trinta!) para oferecer de uma só tacada. É aà que entra a força da nossa rede de overmanos espalhados pelo paÃs: quantas rádios não-comerciais você conhece que gostariam de retransmitir o programa? Indique, faça essa aproximação, escreva no fórum.
* PRODUÇÃO – Por mais que o Capileh faça a montagem ou o Edu a locução, a razão de ser do programa é a participação da comunidade. Se o pessoal não publica nada, não tem podcast. Durante a primeira temporada tivemos altos e baixos, com escassez de reportagens às vésperas de fecharmos edição (foi desesperador) e, tempos depois, tanta coisa boa que foi preciso fazer uma fila para todo mundo ter vez. É importante a participação de mais overmanos no programa de rádio até para descentralizar cada vez mais a feitura do podcast das mãos de uma equipe. Neste ponto, há espaço para mais uma forma de parceria: será que as rádios retransmissoras não estão interessadas também em produzir conteúdo para o podcast? Olha só que barato: uma emisora de alcance local produz algo que é veiculado numa rede radiofônica de abrangência nacional. Todo mundo interligado!
OBS: Volta e meia alguém sugere que se coloque um player para se ouvir o programa na home do site. Além da demora que esta implementação demanda, não resolveria o problema de fazer o programa caminhar além das fronteiras do site. Por isso seria mais produtivo discutirmos como melhorar o que já existe: distribuição e produção. Quem quiser participar está mais que convidado a entrar no fórum!
Saulo, muito bom teres esclarecido que já existem praticamente 30 edições disponÃveis para veiculação, que podem ser usadas em qualquer momento por não ser datadas e rendem um semestre inteiro de inserções semanais em qualquer emissora alternativa que se interesse.
E valeu também pela "chamada" para a conversa no fórum. Torço pela formação de uma comissão ou grupo amplo ou como se queira chamar que toque a iniciativa e ajude na descentralização,
Abraços,
Felipe
Alguém que gostaria de ver um player na home continua achando que opiniões são válidas mesmo que contrárias à maré e que fazer o programa caminhar além das fronteiras do site é começar a fazer sucesso no site.
Bom, esqueçamos isso.
Espero que num futuro bem próximo possamos tomar muitas pÃlulas radiofônicas nacionais do "Nas Ondas Do Rádio".
Eu me sinto em parte responsável pela falta de conteúdo, porque prometi que colaboraria com o programa e acabei não o fazendo. Quero pedir desculpas a você, Saulo, ao Capileh e a todos os envolvidos. Vou entrar no fórum agora mesmo para saber como poderei fazer para participar de modo mais ativo de agora em diante.
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 6/10/2007 08:41Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!