Entre março de 2006 e julho de 2007, foram publicados no Overmundo mais de vinte posts sobre iniciativas culturais, espalhadas por todo o Brasil, em que a sustentabilidade não se baseia em direitos de propriedade intelectual, mas em formas alternativas de remuneração, permitindo - e se beneficiando de - a livre circulação dos conteúdos. Estes casos fizeram parte do mapeamento realizado na primeira fase do projeto Modelos de Negócios Abertos – América Latina (Open Business Models – Latin America), realizado pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, em parceria com o Instituto Overmundo. Na busca pela tag open-business, é possÃvel encontrar todos os casos mapeados, como o tecnobrega de Belém do Pará, o Movimento Enraizados, que surgiu no Rio de Janeiro, e o Repórter Brasil, de São Paulo.
De 2007 para cá, com a maior disseminação das novas tecnologias para produção e circulação de conteúdos, e a maior apropriação das ferramentas de autopublicação e das redes sociais digitais, arriscamos a hipótese de que exemplos sustentáveis de modelos de negócios abertos são cada vez mais comuns, apontando para um cenário em que, ao mesmo tempo em que as grandes indústrias culturais e de mÃdia enfrentam crises em seus modelos tradicionais, baseados na propriedade intelectual, é possÃvel vislumbrar um maior equilÃbrio entre os direitos autorais e o direito de acesso à cultura.
Música, teatro, literatura, audiovisual... Se você conhece iniciativas culturais que se sustentam ao mesmo tempo em que permitem amplo acesso aos conteúdos produzidos, utilizando-se das novas tecnologias de informação e comunicação, pode contribuir com a segunda fase do projeto Open Business Models, que está mapeando novos casos até novembro de 2010. Encontramos alguns exemplos aqui mesmo no Overmundo, como as estratégias das bandas Jumbo Elektro e Cérebro Eletrônico, lançadas pela Phonobase, o Teatro Mágico e a graphic novel Um Outro Pastoreio, casos que iremos aprofundar nesta segunda fase.
Se você tiver sugestões de pauta para o projeto, envie um e-mail para openbusiness@overmundo.org.br. Basta dizer qual é o nome da iniciativa, uma breve descrição de suas atividades, o local onde ela acontece, e justificar por que ela pode ser incluÃda no conceito de negócios abertos. Este novo mapeamento torna-se super importante hoje, quando o Brasil discute mudanças na legislação de direitos autorais, visando à maior democratização do acesso e o livre compartilhamento de ideias, informações e cultura.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o relatório completo, publicado por Ronaldo Lemos, ou leia o texto escrito por Oona Castro no inÃcio da primeira fase.
Gostaria de saber até quando podemos fazer essas sugestões.
Grata
Olá, Isis_Maria,
As sugestões podem ser encaminhadas até o próximo dia 12 de setembro, quando então serão definidos os casos a serem investigados. Contamos com a sua colaboração! :)
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Abraços
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