Retrospectiva.

Equipe Overmundo
25/12/2009 · 0
 

2009 saindo de cena, hora da nossa agradável retrospectiva.

Pois bem. Começamos o ano com mudanças sérias e drásticas em todo o mecanismo do site. Mudanças, é claro, que foram observadas e estimuladas pela própria comunidade. O objetivo maior continua sendo o de simplificar a experiência do Overmundo e manter cada vez mais o foco na cultura brasileira, desde sempre a nossa bandeira maior. É hora, portanto, de saber se essa nova guinada nos rendeu frutos. E talvez a melhor maneira de medir este impacto seja avaliando as movimentações da própria comunidade.

De janeiro a dezembro de 2009 foram mais de 16 milhões de visitantes únicos, um crescimento de cerca de 160% em relação a 2008. Recebemos visitas de mais de 210 países, um recorde absoluto. E já são aproximadamente 45 mil colaborações publicadas, mais de 12 mil novas publicações só neste ano.

No campo editorial, algumas parcerias bacanas se concretizaram. Colaborações e colaboradores do Overmundo têm uma janela de visibilidade agora na TV Brasil, através do quadro Outro Olhar, e também na revista Almanaque Brasil, distribuída entre outros locais nos voos da TAM. Com o festival Tangolomango, o Overmundo convocou colaboradores para escreverem sobre os grupos selecionados e participarem da cobertura do evento, além de ministrar uma oficina de comunicação colaborativa, autopublicação e autodivulgação na internet para os coordenadores dos grupos, artistas e produtores interessados. Foram realizadas oficinas também pelo Projeto Rumos 2009, em parceria com o Itaú Cultural. A Equipe Overmundo esteve presente nas caravanas em Brasília, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. No primeiro semestre, ainda estivemos envolvidos com uma parceria com a UFRJ, onde, em conjunto com o professor Augusto Gazir, a Equipe Overmundo coordenou o curso de Jornalismo 2.0, laboratório do ciclo básico na Escola de Comunicação.

É claro que ainda há muito a ser feito. É preciso corrigir aqui e acolá pequenas falhas, é preciso trazermos sempre gente nova e seguirmos na busca incessante por bons conteúdos, com colaborações de qualidade, que realmente reflitam a cena da cultura regional e independente do país, especialmente aquela que não recebe a devida cobertura da grande imprensa. Por isso, estamos nos empenhando para que 2010 seja ainda melhor. Com a certeza de que grandes novidades virão por aí.

Fica então o convite para que neste ano que está chegando você faça parte desse movimento! É cultura de todo o Brasil! :)

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados