Oi pessoal,
Costumo vir aqui para anunciar novidades e em geral elas dizem respeito a novas ferramentas. Desta vez vai ser diferente: este post serve apenas para ressaltar uma retirada: a setinha vermelha, indicando que um comentário não foi útil, saiu de cena no Overmundo. Desde o começo do site, havia a possibilidade de classificar um comentário como útil ou não. Depois de algumas conversas no Fórum do Observatório e no Conselho, concluÃmos que essa ferramenta era problemática por dois motivos. O primeiro é simbólico: não há, em nenhuma outra parte do site, espaço para ?votos negativos?. E no Overmundo a idéia é valorizar o que há de positivo. Se você não gosta, não vota e pronto. Daà aparece o segundo motivo de retirada: em alguns momentos, esta ferramenta, que tinha uso anônimo, estava sendo utilizada para perturbar as conversas geradas a partir de um post. De agora em diante, se você não concorda com um comentário, pode ignorar ou responder (e para responder é preciso estar logado, ou seja, identificado).
Assim, resta a setinha verde, positiva, ajudando a mostrar que aquele comentário foi relevante para (tantas) pessoas que leram.
***
Dado este recado, aproveito a carona neste espaço para divulgar uma conversa festiva que propus no Fórum.
Bravo, Helena!
Estas setinhas incomodavam porque eram anônimas, implicantes, irritavam mesmo, não tinham nada à acrescentar!
Os flecheiros vão ter que procurar outra distração, tomara que mais criativa!
Beijos
Cris
acrescentar!
Finalmente, mais uma novela (que, pra mim, as setinhas não incomodava tanto assim) chegou ao fim.
Valeu galera do Overmundo, sempre atendendo a comunidade.
Querida Helena:
Eu nunca entendi esta história de setinha, nem me preocupei com isto, mas eu acho, sinceramente, que 95 % dos comentarios, e não excluo alguns meus é muito mais um correio elegante do que propriamente um comentário.Seria injusto se não dissesse que não posso reclamar da maioria dos meus comentadores. Então tá certo, certÃssimo tirar as setinhas que nunca serviram para nada mas não se pode deixar de dizer que a coisa podia ser levada um pouco mais a sério: mais conteúdo e menos comentários. A paquera (que ninguém é de ferro) pode ser feita no caderno de recados de cada um.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Helena,
Bom que Overmundo tenha causas públicas e opiniões assinadas.
Fui contra as setas vermelhas em razão do anonimato, e por não conseguir identificar nelas as razões que me me permitissem corrigir conduta, aprender para mudar, confirmar minha opinião.
Em diversos sistemas onde se usa reputação, recompensar é bem mais eficiente que punir, justamente porque punir dá margem a mais comportamento "maldoso" e em alguns casos é facilmente contornável (se você quer que seu comentário reapareça como não-negativo, é só inventar outro login e comentar de novo). Uma sugestão a mais pro futuro dos comentários no overmundo é o destaque para os comentários mais úteis à lá slashdot.
Naza · João Pessoa, PB 7/8/2007 19:50Como já falei: Aleluia! Adiós rojitas
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/8/2007 11:36oi Naza: o sistema do Slashdot foi realmente a inspiração para a implantação das setinhas por aqui - pretendemos implantar a possibilidade de ver os comentários considerados mais úteis - isso é uma mão na roda em colaborações que têm muitos comentários - abraços!
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 10/8/2007 03:42Deus seja louvado por ainda dar ouvidos à s preces de tantos pobres mortais!
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 10/8/2007 12:21
Pois é , Naza! As setas vermelhas não eram nada eficientes em controlar comportamento.
Elas não operavam em consonância com a vontade do indivÃduo. Ao meu ver, eram um método de controle pela punição e sobre isso escreveu Skinner em ?A Sociedade do Futuro?:
?É temporariamente eficiente, o que é pior. Isso explica os vários milhares de anos de derramamento de sangue. Até mesmo a natureza foi lograda. Punimos instintivamente as pessoas que não se comportam como desejamos: batemos nas crianças e agredimos os adultos. O que, convenhamos, é uma distinção sutil! Os efeitos das pancadas nos ensinam a repeti-las. A desforra e a vingança são as coisas são as coisas mais naturais do mundo. Mas, a longo prazo, nem por isso deixa o homem de realizar suas ações.? ? disse Fraser.
?Mas ele não as repetirá se o atingirmos o suficiente? ? disse Castle.
?Ele ainda tentará repeti-las. Ele desejará repeti-las. Na verdade, não alteramos em nada o seu comportamento potencial. E isto é o doloroso da história. Se ele não repeti-las em nossa presença, fa-lo-á na presença de outros. Ou então, repeti-las-á sob o disfarce de um sintoma neurótico. Se tivermos sido suficientemente duros ao atingi-lo, teremos conseguido um pequeno lugar para nós na confusão da civilização, mas teremos tornado o resto da confusão ainda mais terrÃvel.? ? disse Fraser.
Em contrapartida, o controle do comportamento pelo reforço positivo (setas verdes, elogios, etc.) não faz uso da força e sim da ?liberdade?.
O indivÃduo deseja a ação, inclina-se para o comportamento almejado pelo método de controle. Sendo assim, pode ser trazido até sobre um regime mais rÃgido do que no primeiro caso.
Olá Helena,
Eu tampouco sabia para que serviam as setinhas, lÃ, algumas vezes, pessoas reclamando das mesmas e não passou disto. Mas, se é para o bem do Overmundo, estou de acordo é claro.
Concordei, e ainda concordo. Mas hoje senti falta da setinha vermelha. Queria colocar uma setinha vermelha em comentários feitos exatamente pela Crispinga (que inagura os comentários desta página) e do Joca (que era um querido para mim antes de eu ler seus comentários nesta colaboração do Overmundo: http://www.overmundo.com.br/overblog/aani-desorg-subculturas-memetica-e-filosofia ).
O overmano que publicou esta colaboração não só saiu do Overmundo como deletou o site que veio divulgar sobre o tema, por causa dos comentários (estes sim, nada úteis) que se seguiram ao texto.
Puxa, para algumas pessoas, é muito difÃcil comunicar o que estão pensando. E são pensamentos inquietos, que estão implorando para saÃrem ao mundo. Acho que este lugar - o Overmundo - é um espaço que existe exatamente para estes pensamentos fluirem e serem compartilhados. O Overmundo não é um lugar para convencermos as pessoas de que o que elas pensam é inútil.
Não vou nem entrar na discussão do que é útil ou não, porque é o tipo da coisa que muda tanto quanto todos somos diferentes. Mas na medida que somos semelhantes, gostaria de deixar claro aqui que achei aquela colaboração interessante, que acho bom que alguém se interesse por questões como memética e subculturas, a ponto de esmiuçar teorias cientÃficas para tentar entender tudo que está acontecendo. Aliás, são conceitos que perpassam tudo sobre o que estamos tratando aqui. Está por trás do que é o próprio Overmundo.
As pessoas não precisam esconder suas opiniões, muito pelo contrário. Mas falta um pouco de gentileza.
É por isso que continuo contra a setinha vermelha. Mesmo tendo sentido muita falta dela, é bom saber que há uma ferramenta muito melhor: conversar.
Querida Thais Aragão:
Tenho a nÃtida impressão que a sua colaboração está fora de lugar mas, em todo o caso, talvez não esteja.
Olha Thais, eu nem tenho a mÃnima idéia do que sejam memética nem subculturas e se foi nestas cumbuca que meti a mão, me desculpe. Mas não posso deixar de perguntar: como pode um ignorante como eu melar a este ponto descrito por você tão interessantes pesquisas sobre temas não menos importantes?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Ps Às vezes, aqui no Overmundo, me sinto um macaco em loja de louças. Mas não faço isto por sacanagem, apenas é o meu jeito de ser.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Oi, Joca. Esta minha colaboração é um comentário sobre setinhas vermelhas. Vim aqui defender que as setinhas vermelhas não são legais mesmo.
Porque acho que tudo tem sua utilidade. Até um macaco numa loja de louças.
Sobre a colaboração do(a) colega que saiu do Overmundo, voltemos para lá para hablar.
Grande abraço,
ThaÃs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!