baixocalão - lowbrow gallery

1
Caco Ishak · Belém, PA
16/2/2007 · 35 · 0
 

baixocalão

idealizada e concebida por caco ishak e andré "cardoso" czarnobai, a baixocalão (www.baixocalao.com) chega com a missão de cutucar com vara curta a onça estabelecida nos altos escalões das artes plásticas tupiniquins. pra tanto, irá contar com um novo artista a cada semana, apresentando à high society cibernética terceiras vias – alguns degraus abaixo – de se encarar o mundo. por que a internet? ora, essa. porque o acre existe, sim. e é tão longe do grande eixo quanto o grande eixo é dele. sem mais delongas, portanto, el manifesto:

ei, você. sim. você. aproxima aí, cidadão. te pergunto: cê tá alterado? tu tá alterado por que cargas d´água, posso saber? que tom de voz é esse, cidadão? por acaso, tu sabe com quem tu tá falando? e com quem tu não tá falando, tu sabe? e tu te importa? ou é porta na cara e que se exploda o nariz e todo o resto? tu acha isso bonito? acha? foi o espelho quem te disse, foi? não sai de dentro de casa, né? o dia inteiro na frente do computador. só fuçando a vida alheia. deve até pensar que isso é vida. que isso é arte. o problema é que tá cheio de muro nesse mundo. tá tudo aí. tem como fugir, não. banca de jornal, então. em tudo quanto é esquina. mas vá lá. a gente dá um desconto. porque, pelas plagas de cá, ninguém é melhor do que ninguém, não. se não quer sair mesmo de casa, a gente dá também um jeito. morto, tu não tá ainda, não, né? então, pronto. fica calminho. assim. relaxa. e trata de aproveitar. que o bagulho aqui é fino. baixocalão, só no manejo das palavras.

ainda não pescou? restam dúvidas sobre a que viemos? a gente explica:

lowbrow. arte supostamente de baixo nível feita por gente supostamente de pouca cultura. engana. mas só quem faz questão de ser enganado e teima em divagar por instalações hiper-modernas cujos fins se encerram nelas próprias. quem se esquece de que a arte é tão-somente o meio; acompanha o mundo na pretensão de que um maior número de pessoas possa também acompanhá-lo. pra que isso aconteça, porém, tem de haver um approach. uma identificação entre objeto e observador. tanto mais fácil se houver o hábito num ambiente já familiarizado. entre o leitor e os quadrinhos de um jornal, por exemplo. entre o passante e os viadutos da cidade. entre as propagandas comerciais e seus consumidores. ainda que fisicamente distantes um do outro. em tempos de internet, aliás, esse é um conceito que nem mais existe. distância. pegam-se um graffiti paulista, um stencil baiano, um cartoon paraense, uma pop-art gaúcha, e dá nisso. baixocalão. primeira galeria lowbrow exclusivamente on-line em terra brasilis. reunindo todo mês uma penca de novos artistas, que se juntam aos anteriores num senhor banco de dados. acervo sempre atualizado. diversidade. ainda que individualmente falando. e não porque o mundo é nosso. mas porque nós somos do mundo. e não adianta fugir dele. senão, ele te come. e, adivinha? cospe fora uma instalação.

satisfeito? assim fica difícil, né? façamos o seguinte: entra em contato com a gente, que a gente esclarece:

andré "cardoso" czarnobai – czarnobai@gmail.com / (51) 91050041
caco ishak – cacoishak@gmail.com / (91) 81195256
baixocalão – contato@baixocalao.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados