Com a chegada de junho, o frio vem se intensificando e com ele chega a época das festas mais esperadas pelos nordestinos – as festas junina, e em alguns estados julina. Nessa época, a Chapada Diamantina é a que mais atraà turistas, já que as cidades que compõe o Parque são as mais altas do estado, portanto, mais frias.
As ruas de AndaraÃ, Vila de Igatú, Mucugê, Palmeiras, Vale do Capão, Campos do São João e Lençóis chapada diamantina, são invadidas pelas cores exuberantes de bandeirinhas, pelo cheiro maravilhoso da comida tÃpica de festas juninas, pelo calor das fogueiras e pelo forro pé de serra.
A tradição mais antiga da região, é a de acender a fogueira na véspera do dia de São João. Reza a lenda que duas primas, Isabel e Maria que estavam grávidas prometeram uma para a outra que a primeira que tivesse um filho acenderia uma fogueira, já que naquela época não haviam meios de comunicação e as casas em sua grande maioria se situavam longe uma das outras. A primeira fora Isabel que derá a luz à João Batista – hoje conhecido como São João. Outra versão, seria que a origem das fogueiras vem de uma antiga tradição pagã, na qual para comemorar o solstÃcio de verão eram acesas fogueiras, no hemisfério norte.
Para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura junina do nordeste, ainda tem tempo para de programar.
Em Mucugê, as festas se iniciaram no dia 13 de junho e se enceram no dia 29 de junho. Os dias onde há maior movimentação na cidade são os dias 23 e 24, onde se comemoram as festas de São João. Em mucugê, você pode encontrar o forró pé de serra autêntico, além dos quitutes e da beleza da decoração artesanal.
Em Lençóis, a programação é extensa e do começo ao fim de junho todos os dias são festa! Passando por procissões, apresentações de forró, comida tÃpica, quadrilhas, peças de teatro na rua, brincadeira e muito mais.
Em Andaraà e Igatú, apresenta um evento único nomeado de “São João de asa em Casaâ€, que consiste em uma caminhada onde as pessoas que compram o “abadá†da festa visitam casas e se deliciam com comida tÃpica e licores caseiros, sempre acompanhados por sanfoneiros que tornam a caminha mais divertida.
Já em Palmeiras, o mês de junho é mais caracterizado por eventos religiosos, missas especiais e procissões, sendo fechada a temporada junina no dia 25 onde há uma festa tÃpica banhada à forró pé de serra.
Pro mês de junho essas festas são uma ótima pedida. Aproveitem, conheçam mais da nossa cultura e valorizem-a!
Fontes: Secretaria de Turismo de Lençóis, Secretaria de Turismo de Mucugê, Secretaria de Turismo de Andaraà e Secretaria de Turismo de Palmeiras.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!