Cheguei a Cuiabá, segunda pela manhã. Dirigi-me para o local da Conferência Estadual de Economia Solidaria. Um local excelente, Parque Hotel MT.
Logo cedo as regionais com seus delegados foram chegando. Ao total foram nove regionais, que elegeram ao total 160 delegados para participar da conferência estadual.
Os delegados estavam divididos por três segmentos de atuação.
O segmento I era composto por pessoas ligadas ao governo, o segmento II, era composto por instituições que executam trabalho social e o segmento III era os empreendimentos econômicos solidários.
Lucas do Rio Verde estava representado por cinco integrantes, sendo que três foram eleitos delegados nacionais.
Foram discutidas questões, focadas no reconhecimento maior de ações solidarias e estÃmulos. Uma diretriz discutida que com certeza e de extrema importância era da criação do Ministério da Economia Solidaria. Atualmente existe apenas uma Secretaria voltada para a economia solidaria. A secretaria è composta por nove pessoas, sendo que cinco exercem trabalho administrativo e o restante, três pessoas ficaram responsáveis por palestrar e articular com os estados brasileiros.
Questões que ainda vão dar o que falar, e da criação de uma polÃtica de captação de recursos para os empreendimentos econômicos solidários. Foi proposta a criação de um projeto em que parte dos recursos obtidos a partir da exploraçao do Pré-Sal, seja investida em praticas da Economia Solidaria.
Foi levantada questão da criação de um "selo", para os empreendimentos solidários. O objetivo do selo, é de facilitar o mapeamento dos empreendimentos, e também garantir recursos e trocas de tecnologia.
Acho que será de extrema importância a manutenção de uma musculatura ainda maior e participativa dos militantes da Economia Solidaria, apenas dessa maneira poderemos mensurar importantes avanços e também a troca de experiências do que esta acontecendo no Brasil todo. A comunicação entre os grupos ira alem de apenas informativos, será importante para divulgar problemas e informações encontradas criando assim um banco de dados enorme de tecnologias sociais de economia solidaria.
Mês que vem, irei para BrasÃlia, representar o estado nas discussões que ocorrerão.
Vale ressaltar que cada delegado eleito, tem um direito a voto, e propor mudanças, alterações, complementos e novas propostas para a Economia Solidariam. Isso é uma prova incontestável de que a democracia no Brasil ainda existe mesmo com tantos escândalos e roubos dos cofres públicos, ainda temos pessoas que acreditam no poder da mudança e criação de novos valores.
A maioria dos delegados eram pessoas ligadas a sociedade cÃvel. Os governantes do MT estavam com partipações discretas e caladas. Durante o primeiro dia o Deputado Petista, Alexandre Cesar, estava na plenária. Também o prefeito de Juina marcou presença timidamente. Outro Petista que marcou presença não pessoalmente, mas mandou uma acessora foi Carlos Abicaliu, candidato ao Senado nas eleições deste ano.
Irei retornar para Lucas do Rio Verde, na próxima segunda dia três. Daremos inicio a REMSOL, com o objetivo de aglutinar e conhecer mais instituições e militantes da economia solidaria.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!