Dia no Grajaú

1
Phyl D. Martins · Belo Horizonte, MG
16/12/2012 · 1 · 0
 

Com programação diversificada e orgânica, o Preliminares, encontro de comunicadores de todo o Brasil, promoveu hoje uma caminhada a partir da estação Primavera em direção ao bairro Grajaú, periferia de São Paulo. A ação, engajada na pauta da mobilidade urbana, objetivava possibilitar a compreensão dos participantes sobre o trajeto árduo das pessoas que se deslocam do Grajaú para trabalharem no centro da cidade.

Foi o rapper Criolo, nascido, criado e musicalmente formado no Grajaú, quem apresentou a região ao Brasil por meio de suas canções dotadas de orgulho e afetividade, que tratam sobre o cotidiano do bairro, tal como a música “Grajauexâ€.

“O SPTV noticiava só a violência no Grajaú, depois do Criolo começaram a ver que aqui também tem cultura e muita coisa boa. Ele (Criolo) ajudou muito nesse sentido, e leva o rap pro país inteiro. A gente se sente respeitadoâ€, contou Márcia sobre o redimensionamento midiático recebido pelo local desde 2011.

Debaixo de um sol feroz, integrantes do Sampapé orientaram o percurso que contou com uma intervenção artística em um dos distritos que mais apresentaram grafitteiros para São Paulo, onde o grupo de comunicadores deixou frases e desenhos bastante emblemáticos, finalizando a caminhada na Praça Palhaço Carequinha, pela oficina de B-Boys/B-Girls, ensinando o estilo Vogue. O oficineiro, Rodrigo, faz parte do movimento Vogue, presente no Existe Amor em SP.

A mesa "Segurança, Mobilidade e Liberdade" construiu uma roda de conversa com moradores de várias regiões da cidade e membros de organizações socioculturais, como o Núcleo de Cultura do Grajaú, com transmissão tempo real pela Pós TV, diretamente do centro cultural homônimo à praça.

Destaque para a participação de Thamyra Thâmara, representante da Escola Popular de Comunicação Crítica - ESPOCC, falando a respeito das atividades feitas no Complexo do Alemão, e para Thiago, a gente da Periferia em Movimento, que divulga para os moradores do Grajaú as manifestações culturais da região.

Em paralelo ao debate, aconteceu também a oficina "Lixo não existe", ministrada por Mister, do coletivo Basurama, a oficina mostrou que tudo pode ser reaproveitado, basta ter criatividade. Assim, qualquer tipo de material em desuso passa a ser um objeto do cotidiano, como os pneus doados por uma borracharia da região, que com um simples tutorial na internet foram transformados em confortáveis bancos.

Entre as principais ações desenvolvidas, está o incentivo à cultura urbana, com oficinas de dança de rua e beat box em praças e aulas em escolas. O papo rendeu, ainda, a criação de uma agenda de interesses comuns a todos, marcando reuniões presenciais e a criação de canais na internet para a população debater questões como violencia, habitação, cultura e mobilidade urbana.

Projeto Nave fechou a quinta-feira de programação do Preliminares com um ótimo show junto da cantora espanhola Indee Styla.


compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados