Após uma semana de ALDEIA MULTIÉTNICA a Vila de São Jorge se agita com o inicio das atividades do XVI ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS.
As Folias começam o giro pelas ruas trazendo nas cantorias, nos instrumentos, nos gestos e nas vestimentas uma mensagem de fé. Contritos mostram ao mundo um ritual preservado há centenas de anos. São pessoas devotas que ensinam aos filhos a tradição acreditando na continuidade dos milagres que sempre receberam. Há historias de curas, livramentos de acidentes e outros, porém muito mais a união de um povo humilde e cheio de sabedoria.
A Folia do Divino da Comunidade Kalunga tem os cantores tradicionais, numa linguagem própria deles, diferenciada no linguajar, mas com o mesmo intuito de fé e pedido de bênçãos a todos.
Muitos jovens são destaque no cortejo da Folia de Crixás, a música é suave aos som dos pandeiros e violão. Marcante o momento em que todos tiram o chapéu e se curvam diante do altar. Durante a Cantoria sagrada dezenas de chapéu são depositados em uma mesa, aguardando imóveis a hora do cortejo.
E assim todos solenemente saindo do altar com a bandeira trajando as roupas tÃpicas percorrem as ruas cantando e encantando mais um dia na Chapada dos Veadeiros.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!