GRAÇAS AOS CÉUS UM SEGUNDO TURNO

Divino C R Leitão
1
Divino Leitão · Araraquara, SP
4/10/2006 · 13 · 13
 

Alegria para alguns, tristeza para outros tantos, o segundo turno é inevitável.

Podemos comemorar mais esta vitória da democracia, eu temia ver o Lula ser reeleito com pouco mais de 50% dos votos em primeiro turno e nos colocar na mesma desconfortável situação em que já ficaram os EUA e o México, onde as eleições foram decididas mais em tribunais do que pela vontade do povo.

Não seria justo também... maioria é uma coisa, mas metade mais um pouco não chega a representar maioria, na verdade representa uma pequena diferença entre um equilibrio real e em um país com tantos habitantes pode-se dizer que não representaria nada.

Lula jogou com algumas certezas, contava em vencer sem contestações e faltou a um encontro onde poderia se defender de acusações graves, ao faltar ofendeu a quem o admira e a quem o detesta e depois ainda tentou culpar a imprensa, a polícia, aos adversários de mostrarem um tal "dinheiro" que na verdade não teve suas origens explicadas e estava nas mãos de gente muito próxima.

Agora Lula terá oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas e tentar explicar porque foge ao diálogo quando sempre foi seu maior defensor.

Quanto ao Brasil, poderá respirar e pensar mais um pouco na validade ou não de permitir que nosso maior mandatário continue a ser alguém que não enxerga um palmo adiante do seu nariz, não ouve o que acontece nem na sala ao lado e só abre a boca para falar sobre si mesmo e sua duvidosa competência em continuar a exercer um cargo para o qual se considera preparado mas nunca demonstrou de verdade que está.

Quanto a Alckimin... não sei se terá competência, não sei se terá a honestidade e principalmente capacidade de manter honestos os que estiverem ao seu redor, nem quero cobrar dele - assim como nunca cobrei do Lula - que resolva todos os problemas do pais, mas espero que nos traga em seu governo a mesma sensação de poder respirar mais fundo que nos trouxe este segundo turno, de poder parar um pouco para pensar e coordenar as idéias.

O que se espera é que seja um governo que não aumente ainda mais os impostos, que não estrangule ainda mais nossa capacidade de crescer e que faça mais pela educação do que inventar planos que nunca sairam do papel.

Espera-se do próximo governante do Brasil que saiba aproveitar os talentos das pessoas que estiveram junto a ele na disputa pelo cargo de presidente, para que tenham também a oportunidade de trabalhar pelo seu país, não se deixa fora do cenário executivo pessoas como a candidata Heloisa Helena ou Cristovão Buarque, ambos dispensados de forma desonrosa pelo governo Lula.

Após respirar e pensar, com certeza o povo brasileiro irá dizer - com seu voto - o que pensa das trapalhadas em que se envolveu aquele em quem depositaram suas maiores esperanças.

Tenho ouvido muita gente dizer que não gosta de Lula, mas que terá que votar nele por medo de perder privilégios, são funcionários públicos com medo de desestatizações ou gente humilde que está se acostumando a viver das esmolas que este governo tem dado como cala-boca para que se mantenham na situação de pobreza em que permaneceriam a vida toda se nosso governo continuar a ser paternalista e preferir dar restos de peixe do que ensinar a pescar.

Como já disse... não tenho esperanças vãs em novas promessas, mas não posso ir contra a lógica e querer acreditar em velhas promessas que não foram cumpridas da primeira vez e não vejo porque dar uma segunda chance para que sejam.

Não sou eu quem decide, mas ficarei muito feliz se mais pessoas pensarem como eu e disserem a Lula que já vai tarde e optarmos por dar oportunidade a um sangue mais novo e principalmente livre de alguns vícios que tivemos que aprender a achar normais... eu usaria uma frase de outra campanha para definir o que penso de Lula: "Se beber, não governe."

compartilhe

coment�rios feed

+ comentar
Nanna Pôssa
 

Que texto mais conservador! Cheio de argumentos pobres e frases que parecem da veja. "Não seria justo também... maioria é uma coisa, mas metade mais um pouco não chega a representar maioria" onde é que vc viu esse conceito de maioria heim? Te aconselho a olhar um dicionário! Por essa lógica quando FHC ganhou por 53,06% também não seria justo! "comemorar mais esta vitória da democracia"???? comemorar uma vitória da direita, das elites, que querem seus privilégios de volta, isso sim. Compare o último governo com os dois último de FHC, a diferença é enorme! Compare o que foi feito na área da cultura, o número de editais o público beneficiado veja aqui mesmo no overmundo por exemplo sobre os pontos de cultura. Vale lembrar foi justamente durante esse governo “estrangula ainda mais nossa capacidade de crescer” que surgiu o overmundo, com apoio federal pela lei de incentivo e com patrocínio da Petrobrás empresa estatal e a que mais apóia a cultura deste país e agora tem auto-suficiência em petróleo. Você só pode falar esse tanto de abobrinha aqui por que o governo apoiou uma iniciativa bacana como essa.

Nanna Pôssa · Salvador, BA 2/10/2006 14:21
4 pessoas acharam �til · sua opini�o: subir
Nanna Pôssa
 

Outra coisa, acredito que essa matéria não está no lugar certo, como foi comentado por Hermano Vianna ·em outra matéria (
Eleições 2006 na tv ): “Acho o assunto importante é claro: mas tenho medo de sair muito do foco do Overmundo (produção cultural no Brasil) e a gente nunca mais conseguir voltar. Sites para discussões políticas há muitos - para circulação nacional da produção cultural "fora do eixo" há poucos. Se o Overmundo passar a discutir também política, tenho grandes receios que isso vá se tornar o dominante por aqui... Não acho bom abrir precedentes não...”

Nanna Pôssa · Salvador, BA 2/10/2006 14:30
3 pessoas acharam �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Ola Nanna,

Em primeiro lugar, obrigado por comentar o texto.

Não vou questionar os adjetivos que utilizou para qualificá-lo, porque se é a sua opinião deve ser respeitada, embora não concorde com a parte em que me manda procurar um dicionário para entender o que é maioria... há o conceito do dicionário e o conceito do bom senso, usei o segundo.
E quando ganhar um dos candidatos no segundo turno cada um terá 50% de chances, portanto será justa uma vitória por um pouco mais, mas não seria em um pleito onde concorrem vários candidatos.
Fica a questão da matéria ser inadequada por tratar de política... sou novo por aqui, mas me pareceu um ambiente bastante democrático, onde inclusive a matéria sobrevive apenas se tiver alguma aprovação. Escolhi Cultura e Sociedade porque é onde se encaixou o texto, que senti necessidade de escrever mas obviamente ninguém precisa ler, creio que os votos dirão se é pertinente ou não e se não for, que vá para o limbo, mas não é decisão só nossa, certo?
E diria que o Overmundo surgiu não graças ao governo e o "fabuloso" incentivo a cultura que fez com seu ministro musical mas sim que surgiu "apesar" dele, mas isso é pura birra apenas para lembrar que tanto a Petrobrás quanto o Minc já existiam antes deste governo e espero que continuem a existir quando terminar.
E peço que me perdoe por não aceitar a comparação deste governo com o anterior ou qualquer outro, mas sim com o que este governo prometeu ser e não foi.
E novamente agradeço pelo comentário a idéia era justamente essa, fazer pensar no assunto.

Divino Leitão · Araraquara, SP 2/10/2006 15:12
2 pessoas acharam �til · sua opini�o: subir
Leonardo Almeida
 

Divino, parabéns pelo texto. Não sei se está no lugar errado, mas com certeza está na "posição" errada ... rs...

Quanto às esperanças em relação ao próximo governante, eu diria que as minhas são ainda mais modestas. E eu ficaria feliz tendo um democrata de verdade no governo, que respeitasse e ajudasse a consolidar nossas ainda frágeis instituições em vez de ignorá-las por completo.

Leonardo Almeida · Rio de Janeiro, RJ 2/10/2006 17:31
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Obrigado Leo,

Dependendo do ponto de vista sempre estamos na posição errada.

Minha posição atual é simples, exercer meu direito cívico de contestar o que considero errado, não escrevi uma linha de crítica a este governo que aí está quando ele começou, pelo contrário, escrevi que ele tinha o direito a liberdade de provar a que veio.

Agora terminou a fase de avaliação e assim como damos nota aqui para os textos dei a minha para este governo... a menor possível, que venha um outro.

Divino Leitão · Araraquara, SP 2/10/2006 18:49
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Marcos Carvalho Lopes
 

acho interessante que exista segundo turno e mais debate...não comungo de muitas de suas opiniões, mas acho interessante que as expresse...apenas tenho dúvidas sobre se esse é o melhor lugar para isso: a democracia do overmundo decidirá isso!

Marcos Carvalho Lopes · Jataí, GO 4/10/2006 18:37
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Perfeito Marcos,

Sou novo por aqui e certamente não escolhi o melhor tema para minha estreia, mas escrevi movido pelo que sentia e não com fins políticos, não espero convencer ninguém do que é melhor para cada um mas quis fazer isso... expressar minha opinião.

Certamente é um teste para mim e para a democracia do overmundo, embora esta já esteja aprovada - por mim - na prática.

Certamente se tivesse a inspiração que teve o Jabor em seu comentário a respeito do mesmo tema, ou a de um inspirado desconhecido que escreveu ao Chico Buarque - que nos incita a perdoar os "erros" de Lula - uma resposta que me deixou de queixo caído pela qualidade e coerência, eu estaria em melhor posição.

Mas estou feliz de ter participado do processo e como você acho interessante a oportunidade de fazer uma escolha tão importante com mais calma e é este o ponto... o resto são apenas opiniões.

Obrigado pelo comentário.

Divino Leitão · Araraquara, SP 5/10/2006 00:53
sua opini�o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Divino seja bem-vindoooo! Que bom q vc escreveu este texto e tenho certeza q virão vários pela frente. abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 5/10/2006 15:36
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Valeu Rodrigo...

Mudando completamente de assunto... noto que também é de Campo Grande, MS.

Dá uma olhada em www.tecnoart.inf.br/horto que tem lá um evento que estou promovendo, um workshop gratuito sobre foto digital, quem sabe não aparece por lá pra gente se conhecer pessoalmente....

Divino Leitão · Araraquara, SP 5/10/2006 19:19
sua opini�o: subir
Rodrigo Biguá
 

Divino,
vc é o Divino Leitão que frequentava o Unikey há muuuuuuuitos anos atrás?

Eu concordo que o texto sai um pouco do foco, que é cultura. E acho um risco f.dido se abrir uma guerra inflamada aqui dentro. E isso fica claro com as críticas que partem na linha de que nunca foi feito tanto nesse país. E daí para baixo, chegando a decretar que são abobrinhas numa posição errada.

Eu compartilho da sua sensação de que poucas coisas seriam mais maléficas nesse país do que se tivéssemos uma decisão no primeiro turno por uma margem ínfima, com uma ilusória consagração do governo e, pior ainda, o esgarçamento completo do tecido social, com a mensagem de que vale tudo para se atingir os fins e salve-se quem puder.

Poderia contestar algumas afirmações que li nos comentários, notadamente sobre a fantástica auto-suficiência em petróleo obtida com um estalar de dedos, como se isso não fosse um longo processo, de várias gerações. Teria muitos outros argumentos, racionais e íntegros do meu ponto de vista, talvez pobres e conservadores para a Nanna (por quem nutro simpatia devido a outras participações que já li), e provavelmente errados na opinião do Leonardo.

Não vou votar na colaboração, por achar que o assunto abordado está fora do foco. Mas quis me manifestar por discordar do patrulhamento. Cada um tem o direito de ter sua opinião, e não acho legal ficar rotulando a opinão alheia como abobrinha apenas por se discordar dela.

Nesse ponto, assino embaixo do que o Marcos disse acima. O segundo turno é importante, o debate é importante, a livre expressão de idéias é fundamental, apenas o espaço não é adequado.

Por via das dúvidas... escudos anti-chamas ativados! ;-)

Rodrigo Biguá · Rio de Janeiro, RJ 5/10/2006 19:38
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Ola Rodrigo... sou o Divino Leitão que frequentava o Unikey no século passado sim.

Não vou contestar sua opinião de que o espaço não é adequado, mas não vejo como separar a cultura da política já que um depende diretamente do outro. Cultura é mais do que ser um artista ou gostar de artes, tem tudo a ver com discutir o que nos cerca e principalmente ser crítico ao que nos comanda.

Apesar de assumir minha insatisfação com o governo atual não declarei que este ou aquele é o "melhor" ou o "pior" para o país, pois tenho a humildade de dizer que não sei o que é melhor para o país, mas certamente não existirá espaço para a cultura onde não houver espaço para o livre arbitrio e a livre expressão.

Quanto ao voto no texto... não considero importante que seja aprovado ou não, é algo que eu queria dizer e valeu a pena dizer aqui, pois demonstrou que é um lugar realmente democrático e frequentado por pessoas racionais. Postei links para este texto em alguns outros lugares e só o que ouvi foram asnices que nem valeriam respostas... aqui pelo menos as consideração foram TODAS racionais... até o momento.

Divino Leitão · Araraquara, SP 5/10/2006 20:37
sua opini�o: subir
Marcelo Träsel
 

Vejamos, a lei define maioria como 50% dos eleitores mais um voto. Caso Lula tivesse feito essa votação, estaria eleito dentro das leis do país, conforme a vontade popular. Dizer que isso não seria uma maioria "de verdade" é um tanto perigoso, porque significa ir contra o Estado de Direito, maior alicerce da democracia.

No mais, não entendo essa gente que imagina um debate mais profundo no segundo turno. Tanto Lula quanto Alckmin vão vir com o mesmo lero-lero de sempre, recheado de clichês. Não vão dizer nada que preste, para variar. Enquanto isso, a imprensa vai continuar entrando na onda e cobrindo as eleições como se fossem o Campeonato Brasileiro.

Esse segundo turno só vai servir para nos encher o saco com mais horário eleitoral, até porque Lula e Alckmin são a mesma merda.

Marcelo Träsel · Porto Alegre, RS 5/10/2006 23:09
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir
Divino Leitão
 

Um exemplo de como números podem ser manipulados de acordo com a conveniência é a tal clasula de barreira, que teoricamente iria barrar os partidos que não alcançassem 5% da votação.
Os partitos nanicos se juntam, somando seus votos e a lei passa a não valer mais, inclusive o TSE abençoa a manobra... então pra que a lei?

50% mais um é maioria matematicamente, mas é uma maioria falsa porque:

1. Não representa efetivamente 50% dos eleitores, já que muitos tem seus votos anulados ou em branco ou faltosos, é como se houvessem apenas 3 eleitores, 1 falta e os outos dois votam cada qual em seu candidato... não dá pra existir a maioria. Isso derruba várias teses e demonstra que os cálculos são errados.

2. O Brasil tem 200 milhões de pessoas, destes apenas 120 milhões votam, mais de 10% faltam as aleições e o próprio TSE já afirmou que 10% dos títulos de eleitores são falsos. Tecnicamente é possível um candidato sozinho atingir no máximo uns 90 milhões de votos, se houver unanimidade dos votos válidos, isso dá - matematicamente - menos que a metade dos brasileiros, portanto menos de 50% ...

Poderia ficar aqui brincando com números mas seria só isso mesmo, brincadeiras, não se pode levar a sério.

Jabor comentou mais ou menos a mesma coisa que eu, na noite de segunda-feira, em seu texto falou de uma legitimidade que irá fazer bem a todos e é disso que eu falo quando insisto que um número igual 50% mais 1 é pouco pra ser maioria, pode ser matematicamente mas não é legítimo.

Quanto a Lula e Alckimin serem a mesma merda não posso concordar, são merdas bem diferentes.

Temos que escolher uma delas e fico feliz que se possa dar mais tempo para que ambos mostrem mais do seu cheiro...

Divino Leitão · Araraquara, SP 6/10/2006 02:30
1 pessoa achou �til · sua opini�o: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Fa�a primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc� conhece a Revista Overmundo? Baixe j� no seu iPad ou em formato PDF -- � gr�tis!

+conhe�a agora

overmixter

feed

No Overmixter voc� encontra samples, vocais e remixes em licen�as livres. Confira os mais votados, ou envie seu pr�prio remix!

+conhe�a o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados