Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, 21 h, Café com Letras, 203 Sul, BrasÃlia-DF o poeta João Roberto e o Prof. Antônio Miranda, Diretor da Biblioteca nacional, terão seus poemas musicados no palco, ao vivo, na frente de todos pelo músico Anand Rao. É o Projeto MúsicaPoética.
Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?
João Roberto Costa Júnior - Eu escrevo porque é a maneira de me sentir em sintonia com as pessoas que estão próximas ou distantes da minha visão de universo, procuro ser o mais simples possÃvel para que todos entendam e não fique dúvidas desnecessárias. Minha influencia é a poesia NATIVA, a poesia que nasceu em BrasÃlia e aqui vem lutando para continuar viva e nativa.
Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?
João Roberto Costa Júnior – A minha iniciação artÃstica deu-se no teatro, comecei fazendo teatro no SESC com o Humberto PendrancÃni, depois fiz produção para teatro e cinema e alguns concertos musicais, isso tudo aconteceu no final da década de 70 e começo de 80. Após um longo perÃodo totalmente afastado do meio artÃstico cultural de BrasÃlia, onde criou 3 filhos (continua criando claro) e permaneceu casado com a mesma mulher até o ano de 2004, Após a separação que ocorreu neste ano, fiquei experimentando algumas possibilidades de retornar ao cenário cultural de BrasÃlia, realizei vários saraus em minha casa na vila planalto. Nestes saraus tive a oportunidade de mostrar minha poesia para vários amigos e eles acabaram me incentivando a publicação, com esse encorajamento eu publiquei meu primeiro livro de poesia em 2010 com o tÃtulo “ 50 anos obras completas em apenas um volume “ ,que acabei sendo surpreendido com excelente repercussão , a partir deste livro fui convidado á participar de vários saraus e criei o grupo POESIAQUESEVESTE com as amigas poetas= Dina Brandão, Noélia Ribeiro e Tita Catita.
Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?
João Roberto Costa Júnior – Acho toda loucura saudável, quando eu fazia teatro nós fazÃamos um exercÃcio que era TEATRALIZAR a lista telefônica era muito divertido. Esse ano tive a oportunidade de participar de vários saraus que tinham cada um sua proposta diferente onde foi mesclado poesia com vários gêneros musicais e sempre com resultados muito bons, especificamente sobre a proposta do Anand Rao isso torna-se mais interessante pelo fato do poema ser musicado naquele momento e normalmente com resultados surpreendentes.
Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto MúsicaPoética?
João Roberto Costa Júnior – Gosto da nossa compatibilidade criativa. Acho um trabalho muito irreverente e isso me agrada muito.
Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado. Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?
João Roberto Costa Júnior- Acho que todo trabalho deve ser reconhecido e a maneira mais justa de reconhecimento é a renumeração.
Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?
João Roberto Costa Júnior – Isso é uma contrapartida acho que o poeta leva público novo ao músico e vice versa. Minha principal divulgação será a internet e boca a boca.
Quem voce indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?
João Roberto Costa Júnior – Noélia Ribeiro – Dina Brandao = Tita Catita – Angélica Torres – Cristina Roberto – Rego Junior .
Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?
João Roberto Costa Júnior – Muito agradecido pelo convite, acho esse projeto muito bom e com certeza já é uma referência na poesia musicada candanga.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!