A cidade de Lençóis, situada no estado da Bahia, construÃda no século XIX, ficou conhecida como a Capital do Diamante, devido a exploração das jazidas encontradas na região de Mucugê. A sociedade de Lençóis era formada, em sua maioria, por garimpeiros em busca de riqueza instantânea, assim famÃlias inteiras – inclusive escravos – mudaram-se com o objetivo de enriquecer.
A origem do nome da cidade tem controvérsias, uns dizem que o nome faz menção as tendas constituÃdas de lonas brancas que serviam de abrigo para os garimpeiros, que vistas de longe pareciam-se com um mar de lençóis erguidos. A outra versão diz que o nome é atribuÃdo as águas do rio Lençóis, que em épocas de cheia, forma espumas brancas sobre as pedras formando a imagem de um grande lençol.
No inicio do século XX a escassez do diamante começou a abater a economia do municÃpio, e Lençóis teve que achar um novo modo de sustentar seus gastos. Assim, a renda do diamante foi transferida para a atividade turÃstica. Tombada em 1973 – devido à uma iniciativa de um movimento liderado por Steve Horman – como Patrimônio Histórico Nacional, a cidade ainda hoje preserva alguns traços da arquitetura do século XIX.
Após a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abrange cinco municÃpios baianos – entre eles, Lençóis – o turismo foi reforçado e uma infraestrutura foi organizada para atender a demanda de turistas. De mochileiros a famÃlias, a diversidade de turistas é grande, proporcionando tanto belas paisagens como uma cultura riquÃssima. Infelizmente, esse patrimônio brasileiro é muito mais conhecido por estrangeiros do que por nós, brasileiros.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!