Nesta sexta, 07 de janeiro, 21 h, no Café com Letras em Brasília, na 203 Sul, com couvert artístico a R$ 10,00 (dez reais) o poeta Daniel Pedro estará participando junto com Menezes Y Morais do Projeto MúsicaPoética. O projeto consiste na musicalização de textos poéticos por parte do compositor Anand Rao (www.anandraobr.com), no palco, na frente de todos, ao vivo. Anand Rao toca desde 1983, tem 04 CDs lançados, é parceiro de inúmeros poetas, toca todo ano na Europa e Nova York mostrando seu processo de composição, tem 20 livros de poesia publicados e além de músico é produtor, jornalista e poeta.
Nesta entrevista Menezes fala sobre sua participação no projeto.
Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?
Menezes y Morais – Quem me influenciou e me influencia é a Vida. Mas eu sempre me inspiro na leitura dos poetas que eu gosto.
Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?
Menezes y Morais – Fiz o de sempre: continuei produzindo a minha literatura e saraus do Coletivo de Poetas, que está completando 21 anos e para comemorar, vamos lançar em março a coletânea Fincapé, com 44 poetas.
Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?
Menezes y Morais – O parceiro Anand Rao é um compositor para toda obra, como se diz. Ele bebe na fonte do improviso do Jazz. É um mestre nos acordes, sabe tirar sons das pedras.
Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto MúsicaPoética?
Menezes y Morais – Parte desta resposta está na resposta anterior. Espero fazer bonito no sarau, à altura da qualidade dos parceiros.
Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado. Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?
Menezes y Morais - O trabalho intelectual no Brasil não é valorizado, temos que mudar essa história. O senso comum do brasileiro não valoriza a inteligência, querem que nos escritores façamos brindes até mesmo dos livros que publicamos de forma independente. Eu não tenho remuneração nenhuma nesse projeto, não considero uma cópia de CD (cuja matéria-prima custa menos de R$ 1 (menos de um real) como pagamento, mas apenas como cópia de registro de um trabalho. Fiquei decepcionado com essa “proposta” de pagamento partindo do Anand Rao, que deveria ser o primeiro a reconhecer o direito que os poetas têm que receber pelo seu trabalho. Assim como os músicos etc. têm direito de receber pelo trabalho que realizam.
Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?
Menezes y Morais - Usando os meios que disponho: internet, telefone, boca a boca...
Quem voce indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?
Menezes y Morais – Toda a galera do Coletivo de Poetas. O José Roberto da Silva foi o primeiro.
Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?
Menezes y Morais – Sugiro que o Anand Rao encontre uma maneira de incluir a plateia no CD, pode ser uma faixa com aplausos ou vaias, com música improvisada ao fundo.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!