O Sentido da Música

Todo Tango La Música www.todotango.com
ouvir e sentir
1
Tony Teófilo · Salvador, BA
6/4/2007 · 16 · 0
 

É de comum entendimento que o sentido mais usado pelas pessoas é o da visão. Talvez não porque priorizemos este ‘portal’ como favorito, em relação aos demais, mas por ser este o mais disposto. As informações, os sinais, as ondas nos chegam por aí com muito mais comodidade. Mas o intuito deste escrito não é jamais desmerecer ou menosprezar a função que os olhos nos proporcionam. Gosto muito deles, são valiosos, e revelam muita coisa com mais veracidade e ‘verdade’ que um tanto de palavras jamais seriam capazes de apresentar.
Dito isto gostaria de falar que sempre gostei de explorar os outros sentidos, principalmente a audição. Ouvir o barulho do vento no meio do mato, o balançar dos galhos, o canto dos pássaros. Ouvir o barulho do mar. Ouvir o silêncio e persegui-lo até perceber apenas a minha respiração. Ouvir os batimentos de um coração. Ouvir uma gargalhada. Ouvir algo se aproximando, um carro, uma pessoa, um animal. Ouvir uma voz gostosa ao telefone. Ouvir os avisos: o elevador, o telefone, a campainha, o microondas. Os sons incômodos também. O choro, o gemido, a cólera, a buzina, o barulho, o ruído, o motor do perfurador, do dentista, da furadeira, do giz na louça.
Isto é só para lembrar dos instantes de felicidade que encontramos ao ouvir. Uma palavra de conforto, um elogio, coisas bonitas. Quantas vezes o que precisamos é apenas ouvir aquilo que nos felicita, que nos comove, que nos convence, que nos conforta. E a música vem nos oferecer esse instante de felicidade, esse momento de plenitude, um instante de magia e de paz. Não sou músico, não estudei, não desenvolvi. Gosto muito dos instrumentos musicais, do baixo, da bateria, da gaita... Adoro música. E noto que adoro música porque é aí que encontro magia, encanto e energia. O que é o ato de cantar e de dançar senão um ato de liberdade, de prazer, de delícia? (até mesmo quando ouvimos as músicas que nos fazem recordar, melancolicamente, nos emociona e nos fazem chorar porque lembra de algo que falta. Até mesmo aí recorremos a ela para significar, para expressar e, porque não dizer, para ocupar por um instante aquilo que nos é vazio). A melodia penetra na mente e no corpo, flui, se esvai e se desdobra na alma, no humor, no estado de espírito.
Por isso a música me faz lembrar que eu estou vivo e que posso ser feliz. A música me faz lembrar que viver faz sentido.
www.tonyteofilo.weblogger.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados