O tropeirismo é um tema que se afirma na História do Brasil e cada vez desperta mais o interesse de historiadores, produtores culturais e estudiosos das histórias de sua região.
O trabalho que a Catrop realiza, visa trazer à tona as dimensões da influência tropeira em nossa cidade. Os meios contemporâneos de captação de fontes, viabilizam uma gama de informações que possibilitam a compreensão de interfaces em narrativas que ora diferenciam em relação a história local, ora aproximam semelhanças. Nesta descrição do tropeirismo na cidade de Cotia, São Paulo, encontramos alguns elementos que muito se assemelham ao tropeirismo realizado em Vitória da Conquista.
TROPAS e TROPEIROS
Após a epopéia dos bandeirantes, já no final do séc. XVII e inÃcio do séc. XVIII, com a descoberta das minas, é a vez dos Tropeiros.
Os tropeiros garantiam o abastecimento das povoações das minas e do interior e transportavam a produção das fazendas do interior e os minerais para o porto de Santos ou para as cidades de São Paulo e da Baixada Santista.
O grande meio de transporte eram as tropas de muares. O meio alternativo era o carro de boi, muito difÃcil devido à precariedade dos caminhos.
Não existiam estradas boas. O transporte a motor, por caminhão, só chega ao longo do séc. XX.
Os Tropeiros transportavam também o açúcar e depois o café, para o Porto de Santos. Além de transporte de mercadorias, os tropeiros levavam notÃcias de ponto a ponto, por onde passavam. Além de serem grandes contadores de “causosâ€.
A estrada de Ferro São Paulo – Sorocaba é inaugurada em 1875, dando inÃcio à decadência da ação dos tropeiros.
O tropeiro foi uma instituição que merece todo o nosso respeito. Foram os transportadores do progresso. Ajudaram aalavancar o progresso do paÃs e de Cotia. Do Sul e do Oeste, passavam por nossa região, por diversos caminhos e não só por Cotia.
Cotia é também terra de tropas e de tropeiros.
Os tropeiros, como instituição, também tiveram atuação pioneira no desenvolvimento de Cotia e região. Têm um espaço especial nas páginas de nossa história.
Na altura do bairro do Portão havia um rancho para descanso das pessoas e dos animais. Havia aà também um ferrador de animais para proteger seus cascos antes de prosseguir viagem.
Leia mais em:
http://carreirodetropa.blogspot.com/2011/04/tropas-e-tropeiros.html#more
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!