Frase célebre em nossa bandeira, apesar de estampada escandalosamente, o escândalo vem justamente pelo não cumprimento das duas palavras.
Ordem pública é por vezes definida como um conjunto de preceitos que regem a sociedade. Pode-se dizer que para manter a ordem é necessário seguir as leis que foram “aceitas†pela maioria, ou que de certa forma foram impostas aos indivÃduos. No entanto, também podemos observar que esse conjunto de leis tem como principal objetivo estabelecer as relações mútuas, determinando certa interdependência entre as pessoas.
O contraditório nessas definições está no fato de que ao mesmo tempo em que você estabelece a ordem em um paÃs, em um outro a ordem se torna diferente. De forma universal, só os nomes que damos as várias situações, mas a forma como vemos certas coisas é diferenciada pelas barreiras estabelecidas através do nacionalismo exacerbado.
Nós, brasileiros, ou qualquer paÃs em desenvolvimento que almeja estar entre os desenvolvidos, criticamos os que têm esse status. Não entendemos quando um paÃs não quer perdoar a dÃvida externa, e falamos mal quando perdoamos a dÃvida de um paÃs mais pobre. Não queremos um imperialismo, mas gostamos quando a cultura brasileira é espalhada pelo mundo. A ordem que queremos é somente para o nosso próprio modo de pensar.
E o progresso, tão bendito em dias escassos e de pobreza material, realmente o que experimentamos tem sido um progresso? Definimos como sendo uma marcha para frente, uma marcha supõe uma freqüência de passos. O desprezo pela vida humana, para que uma outra coisa tenha avanço é realmente considerada uma marcha para frente? Os passos humanos estão sendo marcados como sendo passos para o avanço comunitário ou para adiantamento de alguns interesses?
É interessante destacar a conceituação de progresso sociologicamente falando: “Acumulação de aquisições materiais e de conhecimentos objetivos no quadro de uma cultura; fenômeno que tem como condição as transformações da vida social e consiste num aumento de significado e alcance da experiência humana.â€. A reflexão cabe no sentido de sabermos se as aquisições que temos de conhecimento estão aumentando o significado da existência humana, ou ainda se realmente progresso, individualmente falando, é isso. Se olharmos a situação atual, aquilo que é considerado progresso é totalmente o contrário da busca por um significado de experiência. Progresso hoje adquiriu a definição de perda do significado da existência para a busca única de satisfação de desejos alheios altamente questionáveis.
Ordem e progresso, duas palavras que deveriam ser lembradas e refletidas quando pensamos em polÃtica, não somente na local, mas também mundial, na forma como vemos o mundo e também como o criticamos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!