Há mais de dez anos o Senado participa de feiras e bienais mostrando por todo o Brasil, as publicações da Casa. São livros que abordam a história, a cultura e a legislação brasileira. As obras editadas pelo Senado são comercializadas a preço de custo e incluem várias publicações em Braille.
É este trabalho, que o Senado irá apresentar na 21 º Bienal Internacional do Livro, que acontece de 12 a 22 de agosto no Anhembi. Nesta entrevista exclusiva, o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra conta os detalhes sobre o estande do Senado na feira.
Dr. Haroldo, o que o Senado traz de novo para a Bienal?
Haroldo Tajra – Primeiro é uma honra para o Senado participar deste evento. Na bienal, queremos mostrar aos visitantes um pouco mais sobre a Casa que representa os estados brasileiros e que, tanto tem feito em termos de lei para melhorar a realidade do brasileiro. Nossa intenção é usar os recursos tecnológicos para mostrar o trabalho do Senado Federal. No estande, o publico terá à disposição, um tótem em que será possÃvel navegar virtualmente pelo Senado. Durante a Bienal teremos vários lançamentos, a presença de ministros e do Senador Suplicy, que não é candidato nestas eleições . Doaremos para três instituições previamente agendadas publicações em braille. Enfim, o Senado estará presente com toda a sua força na bienal.
Podes detalhar quais serão os lançamentos das edições do Senado?
Haroldo Tajra – Durante a Bienal teremos o lançamento de Memórias Secretas de Carlota Joaquina, livro que foi escrito por seu secretário particular, José Presas e revela correspondências da esposa de D. João VI.
A História do Brasil de autoria de Frei Vicente Salvador, nosso primeiro historiador. O Tráfico de Escravos do Brasil para o Rio da Prata de Corsino Medeiros dos Santos, que apresenta um panorama histórico da escravidão e finalmente, o lançamento da obra História da Independência do Brasil de Francisco Adolfo Varnhagen , que tem como diferencial abordar a questão da independência a partir de vários documentos, alguns ,inclusive, extra-oficiais.
E pelas edições técnicas quais os lançamentos?
Haroldo Tajra – As edições técnicas do Senado desenvolvem um trabalho tecno-jurÃdico e estão constantemente em atualização. Lançaremos na Bienal, a Lei do Turismo que, neste momento, em que o Brasil se prepara para a Copa do Mundo de 2014 se torna uma referência. A Constituição Federal no formato livro, separata e tablóide atualizada até a emenda 64, onde também serão encartadas as emendas 65 e 66, que o Senado comercializa, praticamente, pela metade do preço das editoras comerciais.
Apresentaremos também o Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil, e a obra Licitações e Contratos, livros que foram realizados mediante convênio firmado entre o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União. Além disso, será apresentado o Catálogo do Acervo de obras de arte do Senado Federal, que será lançado no dia 20 de agosto (sexta-feira) , às 16 h, no estande do Senado, com a presença do Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Ubiratan Aguiar, e do Ministro Luiz Fux do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O senhor falou que também existem publicações em braille, o Senado faz publicações nesta área?
Haroldo Tajra – O Senado é o órgão público federal mais preocupado com essa questão, a inclusão. Por isso, ao longo dos anos, vem realizando anualmente um Congresso sobre o tema. O Senado construiu um dos maiores parques gráficos Braille do paÃs. A Casa distribui gratuitamente os lançamentos para instituições cadastradas, além de fazer doações de livros em Braille para três instituições dos estados em que ocorrem os eventos literários. Na Bienal de São Paulo não será diferente, no dia 21 (sábado) à s 16 h no estande do Senado teremos o evento de doação das publicações em braille.
E as crianças, têm seu valor reconhecido nas participações do Senado em eventos literários?
Haroldo Tajra – Sim. Elas receberão gratuitamente duas publicações. Uma feita pelo Ziraldo especialmente para o Senado intitulada “Eu Senadoro um Passeioâ€, onde o menino maluquinho visita o Senado e mostra como se fazem as leis. E a outra intitulada “Jovem Cidadãoâ€, que explica os três poderes da República, o pavilhão nacional, o hino, enfim, tenta despertar a cidadania nas crianças. Também serão divulgadas atividades paralelas como o Concurso de Redação organizado pelo Senado. Gostaria de convidar a todos os leitores que nos façam uma visita no Parque Anhembi, além de poder escolher um bom livro, vão ter a chance de conhecer mais de perto o importante trabalho desenvolvido pelo Senado Federal.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!