Que falta faz Tom Jobim para o Brasil. E que destino macabro é esse que paira sobre nosso paÃs, que parece levar logo embora tanta gente boa e imprescindÃvel, deixando para trás um lixo quase impossÃvel de ser recolhido. Seria alguma maldição esquecida lá atrás, provocada pelos equivocos de nossas origens?
Enfim, a Rolling Stone, em sua edição de 2008, se rende: "a verdadeira verdade sobre Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim haverá de ser exata quando, ao relatar o anseio original do carioca da Tijuca-de-Ipanema, em vez de lembrar que ele queria ser um arquiteto, afirmar que ele foi o mais brilhante arquiteto das harmonias e melodias brasileiras."
E mais: "apesar de um dia ter afirmado que "fazer sucesso no Brasil é ofensa pessoal", por conta das crÃticas locais ao refinamento de sua obra, igualmente taxada de americanizada, Tom nunca deixou de pensar em feijoada e caipirinha enquanto os donos do mundo lhe serviam champanhe e caviar e dançavam um som que nem era para dançar. Feito um "Garrincha de fraque", Tom encarava o mais suntuoso teatro gringo como se fosse um inferninho do Beco das Garrafas, onde tocou pra ganhar uns trocados, no inÃcio dos anos 50. Acabou concedendo um tÃpico chiado da Guanabara à s idiossincrasias do jazz."
O vÃdeo abaixo é simbólico. Traz sua última apresentação ao vivo no Brasil, exatamente no dia 27 de setembro de 1993, no Free Jazz Festival, de São Paulo. O time de músicos é um sonho: Herbie Hancock no piano e teclados, Ron Carter no baixo, Harvey Mason na bateria, Alex Acuña na percussão e os violonistas brasileiros Oscar Castro Neves e Paulo Jobim. A música é a belÃssima Wave e a turma toca como se estivesse em uma reunião caseira.
No dia 8 de dezembro de 1994 o Maestro morria, deixando um vácuo impossÃvel de ser preenchido. E muitas saudades.
http://youtu.be/CHQg2NZOTXE
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!