sobre o colaborador
A cantora carioca Andréa Dutra sempre andou bem à vontade por vários estilos. Foi vocalista de Tim Maia, cantou com Sandra de Sá, Serjão Loroza, Mart’nália, Danilo Caymmi, Dona Ivone Lara e Seu Jorge. Reza a lenda que ela foi a primeira mulher puxadora de samba do bloco Suvaco do Cristo, nos anos 90. No Ano do Brasil na França, cantou brazilian jazz no Palácio de Versailles.
Pelo seu primeiro disco, Andréa Dutra, foi indicada ao Prêmio Sharp. A música Disseram, composta e interpretada por ela, foi pré-indicada ao Grammy latino de melhor música, pelo álbum Soul of Brazil, do selo americano You Records.
Desde 2001 integra o Arranco de Varsóvia, Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba de 2006, que em 2010 lançou, pelo Canal Brasil e Mills Records, seu quinto CD e primeiro DVD: Pãozinho de Açúcar – Arranco de Varsóvia canta Martinho da Vila, com a participação de Nelson Sargento e do próprio Martinho.
Em 2007, Andréa lançou o CD O amor de uns tempos pra cá, em duo com Marcus Nabuco, pelo SalaDeSom Records, com canções de amor contemporâneo. A faixa A linha e o linho, de Gilberto Gil, está na trilha de Tititi, atual novela das 19h da TV Globo.
Andrea apresenta seu trabalho em todo o circuito da cidade, em teatros e casas de show como Café Pequeno, Rio Scenarium, Carioca da Gema, CCC, Sala Baden Powell, Democráticos e Teatro Rival e já cantou ao lado do Casuarina, do Sururu na Roda, de Dani Spielman e Mario Séve, de Ãurea Martins, do Tira Poeira, do Choro na Feira, de Moyseis Marques, Teresa Cristina, Nilze Carvalho, Tutti, Dorina e da Orquestra Lunar.
Nos cinco anos em que cantou com seu Quarteto, nas tardes de sábado da Modern Sound, Andréa cantou standards de jazz e brazilian jazz. O CD solo sai em 2012 pela Mills Records, tempera samba e mpb com pitadas de jazz e inclui composições inéditas da cantora. O Andrea Dutra Quarteto é Andrea Dutra na voz, Paulo Malaguti Pauleira no piano, Augusto Mattoso e Zé Luiz Maia no baixo e Rafael Barata na bateria. Atualmente, o Andrea Dutra Quarteto é residente do Triboz, na Lapa, onde se apresenta todo primeiro sábado do mês.
Andréa Dutra é idealizadora e produtora do festival A Influência do Jazz, que reúne cantores de música brasileira influenciados pelo jazz.
Música na Pro-Arte.
Jornalismo na UFF.
Flamenguista, ma non troppo.
colaborações recentes
um texto sobre aceitar as pessoas como elas são.
+
Dia desses, ouvi alguem dizer que o “samba da Lapa†é da Lapa por uma questão circunstancial. Concordo. A Lapa era uma terra de ninguém, imóveis abandonados, caindo aos pedaços, desvalorizada e perigosa. Sem vizinhança pra reclamar como na Copacabana do Bip Bip, no Botafogo do Mandrake, em Santa Teresa, onde antes da Lapa havia rodas e mais rodas, desde que o samba é...
+
Cantei durante cinco anos na Modern Sound, todos os sábados, fiz exatamente 265 shows na casa. Em 2001 inaugurei o horário da tarde, de 16h às 20h, com a Délia Fischer e o Zé Luiz Maia, ainda sem bateria, pra ver se funcionava. Fui a primeira e única cantora fixa da casa, que só tinha instrumental nos outros dias. No começo não ia ninguém. Seis meses depois ganhamos...
+
sobre tempo e idade. texto publicado originalmente no blog www.avantderniere.wordpress.com , em 27 Novembro, 08
+
+listar todas