sobre o colaborador
Um som aberto a diversas influências musicais, do cru ao cozido, do vazio ao cheio, do preto ao branco, do experimentalismo ao pop. Rock que passeia pelo samba, música eletrônica e ritmos afro-mineiros, onde a diversidade sonora é amarrada com arame pela originalidade, e fechada com um nó pelo universo das letras.
“O discurso poético é atual, rico e sedutor. A música traz pop, que, por vezes, dá lugar ao samba, que passa para música eletrônica, sem deixar cair quando entrega ao experimentalismo. É música mineira enriquecendo a MPB com seus frutos. Vá de antena ligada para captar o máximo que puder.â€
(Carlos Bozzo Junior /crÃtico musical do Sesc-Pompéia -SP)
O Cumbaquê acabou de lançar seu primeiro CD, "o ar q movimenta no oco perfurado". Após três anos produzindo de forma independente, finalizou este ano e conseguiu uma tiragem através do projeto de EstÃmulos à Produção ArtÃstica, do Instituto Cultural BDMG. A direção e produção musical são do Jongui, que já produziu CDs do Lobão: "Noite" (1998) e "A Vida é Doce" (1999), e do Zeca Baleiro: "Pet Shop Mundo Cão" (2002). O CD tem 10 faixas autorais e inéditas, e conta com a participação especial da argentina Mariana Eva, da banda mim, em “Negro Y Blancoâ€.
www.cumbaque.com.br
http://cumbaque.blogspot.com
www.myspace.com/cumbaque