colaborações recentes
texto de apresentação de Bahia Fantástica, novo trabalho de Rodrigo Campos
Muito do sucesso de São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe, disco de estréia de Rodrigo Campos, vinha de sua profunda ligação com o bairro onde cresceu e principalmente com os personagens que lá conheceu. De tom autobiográfico, Rodrigo construiu com São Mateus uma mitologia própria, lançando...
+
Texto publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo
Muito tem se discutido sobre uma possÃvel crise da canção e da própria música popular brasileira, mas penso ser esta uma avaliação apressada e o erro está na observação do problema. A música brasileira tem se renovado não mais somente pela composição, mas principalmente por meio de uma experiência coletiva...
+
texto publicado originalmente na Revista do Auditório
Sem formação musical, protético de profissão e desenhista diletante, Assis Valente descobre-se compositor em meio a Época de Ouro da música brasileira, que compreende o perÃodo entre os anos de 1930 e 1940 e que coincide com a implantação do rádio e o desenvolvimento da indústria fonográfica no pais. Faz parte...
+
artigo sobre Cine Privê, novo disco de Domenico Lancellotti
Desde a primeira projeção dos irmãos Lumière, se estabelecia a parceria entre música e cinema. Muito antes do advento da banda sonora, era a trilha musical executada ao vivo que ajudava a marcar o ritmo, a organizar a montagem, a transmitir os climas e sensações às imagens ainda mudas. O programa de ir ao...
+
artigo publicado originalmente na Folha de São Paulo por ocasião do ano de centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho
Nelson Cavaquinho era um rei. Um rei vadio que vagava por lugares decadentes, em um Rio de Janeiro de costas pro mar, com suas ruas estreitas e bares apinhados de vagabundos, com quem dividia além da bebida, sua música e solidão. Um andarilho bêbado...
+
+listar todas