sobre o colaborador
Perfil I
Sou Zezito de Oliveira. Parafraseando Belchior: “Sou um rapaz latino aracajuano, já cinquentão, sem parentes importantes e sem dinheiro no banco e que mora em uma cidade com ares de interiorâ€.
Nasci em São Cristóvão, cidade cuja praça principal (S.Francisco)é patrimônio histórico da humanidade, tÃtulo conquistado recentemente. Esta cidade integra a região metropolitana de Aracaju.
Durante parte da minha infância e adolescência morei no Rio de Janeiro e lá obtive régua e compasso, lembrando uma canção do Gilberto Gil, para atuar no campo da mobilização social e cultural.
Retornei à Sergipe, no inicio da década de 80 ainda adolescente e prossegui o envolvimento com diversas iniciativas sociais e culturais.
Desde então viajei por muitos lugares do paÃs e tenho gratidão e carinho pela cultura e pessoal do Recife, cidade onde aprendi muito do que sei.
Sou graduado em História e pós graduado (especialista) em arte-educação e desde a adolescência estou sempre buscando conhecer fundamentos e novidades relativas a arte e a cultura, seja para deleite pessoal, como para contribuir nos processos de desenvolvimento humano e social. Isso me levou a pesquisar e estudar politicas culturais, educação popular, e arte-educação, culturas digitais e culturas juvenis, campos prioritários de estudo e formação extra-curricular, bem como motivação para viajar paÃs afora. Atualmente, atuo como professor de história e artes, blogueiro e como produtor e assessor em iniciativas culturais de base comunitária.
Contato:
Tel.: 79 8864-5927(OI) - 8117-2290 (Claro) ou zezitodeoliveira@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002605864640
Twitter:
https://twitter.com/#!/ZezitoCultura
Perfil II
Nome:– JOSÉ DE OLIVEIRA SANTOS. `Zezito de Oliveira` -
Professor de História e Produtor Cultural.
Com 30 anos de experiência no trabalho com comunidade, iniciei a minha participação social, ainda adolescente, na Baixada Fluminense (RJ), quando participei de grupos de jovens e de comunidade eclesiais de base. No Estado de Sergipe, em meados da década de 80, contribuà na fundação da Associação dos Moradores do Bairro América (AMABA) e do Centro Sergipano de Educação Popular, duas organizações que foram referências no Estado de Sergipe até o final dos anos noventa do século XX. Durante o perÃodo que estive na Presidência da AMABA, fui um dos idealizadores e integrante do quadro de assessores pedagógico e gestão do Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte), e qual se constituiu na primeira ação cultural permanente de uma entidade ligada ao movimento social e que preparou artistas, produtores culturais e educadores que trabalham atualmente em diversas organizações, empresas e órgãos públicos. No perÃodo de 2001 a 2006 assessorei o Projeto Ecarte ( Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte), concomitante a isso integrei a equipe de assessoria parlamentar do gabinete do Vereador Magal da Pastoral - PT - (2000 a 2004) no setor de elaboração de projetos legislativos, contribuindo com a apresentação de diversos projetos de lei de interesse da juventude, com destaque para o que criou através da lei 3173/04 o Programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI-Aracaju). Articulei durante os anos de 2003/2004 juntamente com lideranças juvenis e educadores envolvidos com o trabalho sociocultural em escolas e comunidades a Rede PROVAI, voltada para demandar junto a prefeitura municipal de Aracaju a implementação da lei 3173/04. No ano de 2004 participei da fundação da Associação Cultural (Ação Cultural) e fui o seu primeiro diretor-presidente (2004-2007). Atuei como gestor cultural a frente do Complexo Cultural “O Gonzagão†no perÃodo de 2007 a 2009. Concluà o curso de História em 1997 e no ano de 2010/2011 retornei a academia para fazer a especialização em arte-educação. Tenho participado de diversos cursos, seminários, congressos, oficinas inclusive on-line na área de produção, gestão e polÃticas culturais desde os anos 90 do século passado.
colaborações recentes
Objetivo
Obter informações da Secretaria de Estado da Cultura, Representação Regional do Ministério da Cultura (MINC) - Bahia e Sergipe e Fórum de Gestores Municipais de Cultura, acerca do processo de adesão de Sergipe ao Sistema Nacional de Cultura e ofertar informação qualificada aos artistas e agentes culturais sergipanos para fortalecer a participação da sociedade...
+
A TEIA 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercÃcio dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.
"Desta vez teremos uma TEIA muito especial, porque irá reunir no mesmo encontro pontos de cultura e segmentos da diversidade, com a presença de instituições parcerias. A TEIA da Diversidade será um importante espaço de fortalecimento e articulação de toda...
+
Demora em resolver problemas de prestação de contas, pode comprometer o recebimento de recursos federais para Escola Estadual Júlia Teles ( Sergipe) realizar iniciativa cultural voltada para fortalecer a afirmação e a auto estima negra e indigena de adolescentes residentes na periferia da Grande Aracaju.
Apresentação do Projeto Aldeia/Quilombo Jardim.
É um produto...
+
Sergipe realiza o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura aguardando a realização da Teia Estadual.
O evento aconteceu em 29 de Fevereiro de 2014, no auditório da biblioteca pública Epifâneo Dória e teve como objetivo principal realizar a escolha dos delegados que representarão Sergipe na Teia Nacional, a ser realizada de 19 a 24 de maio, em Natal(RN), além da escolha...
+
+listar todas