colaborações publicadas
Na entrada do CondomÃnio Parque Dom LuÃs está o aviso: “Sorvetes Artezanaisâ€. Sim, com “z†mesmo, mas não se deixe enganar pelo problema ortográfico. É ali, escondidinho na garagem de uma das casas, que fica o sorvete mais gostoso da cidade.
Africano, Jaca, Milho Verde, Coco Queimado e todos os sabores mais exóticos e de mais frutas tropicais que você possa imaginar,...
+
Um bar que é também mercearia e onde funciona um sebo. Você está sentado numa mesinha metálica olhando para o cacho de bananas pendurado na parede, ao lado do calendário e, de repente, alguém se levanta do nada, bate na mesa e recita uma poesia. Não se assuste: assim é o Bar de Seu Carlos, onde você toma uma cerveja no meio da semana e, de quebra, participa de roda de...
+
As mesinhas ficam espalhadas na porta de entrada, bem pertinho da avenida. Mas se você quiser ficar mais reservado, pode se instalar dentro da casa mesmo, onde rola o som. O bar descolado nasceu em Jardim Atlântico, mas devido ao grande número de freqüentadores, mudou-se para o Carmo, na entrada da cidade, onde fica mais central.
+
O "quartel-general do samba na terra do frevo". É assim que é conhecido o bar que desde os anos oitenta centralizou o samba em Pernambuco e tornou-se o espaço para os amantes do ritmo e músicos do gênero. Criado por Didi, um senhor recém-chegado do Rio de Janeiro, o Pagode reúne hoje os grupos no meio da rua, para uma roda de samba ao ar livre.
+
Quando o agente penitenciário avisou que havia visita, ele não demorou a aparecer. Sob o olhar atento dos outros presos, que estavam em horário de lazer, Zé Neguinho do Coco – artista popular recifense preso por tentativa de homicÃdio – recebeu o grupo de estudantes universitários, disposto a colaborar para a entrevista.
Apesar do ambiente hostil da cadeia – estávamos...
+
Da fuga africana, da região entre Nigéria e Camarões, até a fundação do terreiro em Olinda, passando por repressão, fechamento e renovação, os filhos da Nação Xambá já somam mais de 80 anos em Pernambuco. O Terreiro de Santa Bárbara existe desde a década de 30 do século passado e é um dos poucos da Nação Xambá que sobrevivem no Estado, já que a maioria das...
+
Carne de sol tostadinha na manteiga, macaxeira gratinada e fatias de queijo derretendo por cima é a pedida do bar e restaurante Macaxeira da Noca. O prato é a única opção de quem vai ao bar, mas vale a pena.
A raiz é cuidadosamente selecionada pelo marido da proprietária, que fica responsável também por coordenar os serviços da cozinha, para que tudo saia impecável...
+
Aberto ao público em geral, a "Sambada de Coco do Guadalupe", ou, mais popularmente falando, o "Coco de Beth", é uma festa popular que acontece até as 5h da manhã.
O público começa a chegar na rua por volta das 23h. Nessa hora, quem faz o coco são as crianças da comunidade: são elas que cantam, dançam e tocam seus próprios instrumentos no Coco de Umbigadinha.
Depois...
+
O Clube Carnavalesco Misto das Pás Douradas, o mais antigo do Estado, oferece agenda semanal de shows e festas com orquestra contratada da casa. O clube começou com o bloco carnavalesco Pás de Carvão, de trabalhadores do Porto do Recife que se reuniram para se divertir após trabalhar durante todo o carnaval de 1887.
+
A tradicional domingueira cubana acontece no Clube Bela Vista, no Alto do Céu.
+
Um dia inteiro dedicado às expressões populares da Zona da Mata. Essa é a proposta do evento "Festejo no Samba" que, na contramão da agenda oficial dos festejos juninos de Tracunhaém, no Interior pernambucano, oferece uma alternativa mais regional ao público.
Coco, ciranda e maracatu são a pedida do festival, que tem como atrações "Caboclinho Ãndio de Caeté", "Mamulengo...
+
Seu Luiz Paixão é uma referência na rabeca para jovens músicos da cultura popular pernambucana, como Renata Rosa e Maciel Salu. O rabequeiro da Mata Norte tem muitos anos de estrada, mas foi em Olinda que decidiu aportar, há cerca de um mês, para apresentar o trabalho de forró rabecado que vem realizando há décadas.
É no bar Xinxim da Baiana, no bairro do Carmo, em Olinda,...
+