colaborações publicadas
Imagine 150 crianças na periferia de São Paulo, frequentadoras de uma escola pública, em um bairro que, como tantos outros na cidade, prima pela ausência de opções culturais e de lazer.
Imagine um professor de educação fÃsica e mestre de capoeira que decide ofererecer uma opção de formação cidadã a essas crianças através da capoeira.
Imagine as crianças aprendendo...
+
Uma mostra de arte infantil sob o tema "Arts and Feelings" ("Artes e Sensações/Sentimentos"), em que as crianças mostram suas reflexões e seu percurso de descobertas nas linguagens do desenho, da pintura e da instalação, no trabalho desenvolvido em Artes Visuais ao longo do ano.
+
A educação é uma das ações que definem nossa humanidade: o ser humano transcende seu status animal pois vai além dos instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A busca do homem através da história é sempre uma busca de compreender e transformar a realidade.
Já foi dito que uma caracterÃstica distintiva do ser humano é a necessidade...
+
Dentre os projetos que realizei com meus alunos, alguns foram muito bem-sucedidos e propiciaram várias oportunidades de aprendizagem. Por isso achei que a troca com outros professores pudesse enriquecer o trabalho em sala de aula de outras pessoas também.
Segue um projeto realizado com crianças de 3 a 4 anos, em uma escola bilÃngüe português-inglês, na área de Linguagem.
Abraços,...
+
Selma Assis Moura
selma.a.moura@gmail.com
O brincar é, para a criança, um impulso natural no qual ela exercita sua vontade de descobrir, sua curiosidade e sua necessidade de aprender e compreender o mundo que a cerca. Na brincadeira, a criança envolve-se, assume papéis, experimenta possibilidades, formula e testa hipóteses, tira conclusões, expressa seus pensamentos, elabora...
+
A quem educar? Por que educar? Como educar?
Essas questões são a sÃntese da preocupação humana com a educação ao longo dos séculos. Isso porque a espécie humana, diferentemente dos animais movidos apenas por instinto, é capaz de criar, de inovar, de inventar o supérfluo. E é tamanha a quantidade de invenções e de conhecimentos humanos, que torna-se necessário sistematizá-los...
+
Selma de Assis Moura
selmamoura@usp.br
São objetivos da escola e das famÃlias em geral proporcionar à s crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivÃduos crÃticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, auto motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contÃnuos, o que passa pela formação...
+