Acompanhe o raciocÃnio: se cada um de nós fosse um blog, o mundo seria o Overfeeds. Está boiando? Não entendeu patavinas? Explico: o Overmundo lançou esta semana, ainda em caráter experimental, sua mais nova ferramenta, uma espécie de agregador de blogs e posts sobre cultura produzida no Brasil ou em comunidades brasileiras mundo afora, batizada de Overfeeds.
A idéia é integrar blogueiros que falam a "lÃngua" da cultura. Você posta no seu blog e seu post vai parar no Overfeeds, tudo automaticamente, via RSS. E cada post entrará na página inicial do Overfeeds como uma chamada e um pequeno sumário (um resumo do seu texto), seguidos de um link para que o texto completo possa ser lido diretamente no seu blog de origem. Ou seja, você não perde visitação, só ganha. E ainda pode ser votado para se tornar um dos destaques do Overfeeds.
Os votos, é claro, são dados pela própria comunidade do Overmundo, e você, se quiser, pode colocar um botãozinho no seu blog para que as pessoas possam votar a partir dele também.
O Overfeeds nasceu da percepção de que muitas pessoas republicavam os posts de seus blogs no Overmundo. Portanto, atende a uma demanda da própria comunidade, já que pretende facilitar esse processo: não é mais preciso publicar o texto no seu blog e republicá-lo no Overmundo, basta cadastrar o seu feed no Overfeeds e pronto!
Também vale lembrar que o Overfeeds é uma ferramenta nova em termos de desenvolvimento (por isso mesmo ainda estamos em caráter experimental). Há propostas que têm algo em comum, como o recém-lançado Yahoo Pipes, e outras que guardam uma reminiscência distante, como o Digg e o Google News, mas o Overfeeds é um serviço ?inédito?, mesmo entre os agregadores de blogs. Nele, você encontrará o sistema de overpontos e karma dos blogs como os overpontos e karma dos perfis que temos por aqui, no Overmundo.
Com a novidade, os blogs hospedados no Overmundo passam automaticamente a serem ?hospedados? pelo Overfeeds e para acessá-los, agora, basta digitar http://www.overmundo.com.br/overfeeds ou clicar em Overfeeds na barrinha azul aà em cima. O endereço antigo de cada blog (com o http://www.overmundo.com.br/blogs/nome-do-blog) também continua valendo. E os blogs hospedados em outros serviços, sem dúvida, serão sempre bem-vindos.
Se você gostou da idéia, pode cadastrar seu blog no Overfeeds, preenchendo o endereço de RSS (ou RSS2), e mandar brasa. Como eu dizia, se cada um de nós fosse um blog, o mundo seria o Overfeeds.
Oi Viktor,
Que bacana que o Overmundo está com as portas abertas aos os blogues de cultura brasileira... Acho que o Overfeeds vai ser um espaço muito interessante (na sua inauguração já está massa! imaginem quando mais gente chegar)
abraços,
Marcelo
Por sugestão corretÃssima do Marcelo, mudo o tÃtulo do post. Deixa de ser "Alimente seu blog com Overfeeds" (uma mera brincadeirinha literária) e passa a ser "Alimente o Overfeeds com seu blog", muito mais sentido.
Valeu, Marcelo!
____________________________________________________
Oi Viktor,
Tudo bem?
Vi seu texto sobre o Overfeeds no Observatório. Legal fazer a chamada para o pessoal lá...
Só não entendi o tÃtulo do seu texto, pois o Overfeed não alimenta o blog... ele agrega vários blogs num mesmo lugar (o que é muito legal). Talvez faça mais sentido falar "Alimente o Overfeeds com seu blog"... ou "Adicione as notÃcias do seu blogue no Overfeeds".
É a mesma questão do "crie seu feed"... no texto da barra lateral (publique seu feed)... o feed já existe, as pessoas vão é incluÃ-lo no Overfeed...
No topo da página dos Overfeeds mesmo está "Inclua seu blog"...
Tem alguma coisa meio confusa nesses conceitos, concorda?
___________________________________________________
Concordo, claro. :)
Excelente ferramenta, agora eu só preciso colocar tags em todos os posts pra filtrar o conteúdo e não importar as baboseiras pra cá!
Liv Brandão · Rio de Janeiro, RJ 16/2/2007 15:49oi Liv, ainda estamos melhorando as explicações sobre como botar pra funcionar. Mas a idéia é colocar as tags no próprio template -- o botão só aparece naqueles posts que forem pro Overfeeds, nos outros não aparece.
Felipe Vaz · Rio de Janeiro, RJ 16/2/2007 17:41
Ótima idéia! Parabéns mais uma vez.
Abraços.
É isso, Viktor, a palavra é exatamente esta: agregação. Certamente vai fazer maior diferença pra comunidade do Overmundo. E além dessa maior interação, ganha também a cultura em tempo real.
Valeu!
Abçs.
Não aparecendo gÃrias certeza de sucesso.
Higor Assis · São Paulo, SP 21/2/2007 12:23
Também acho que o Overfeeds é uma iniciativa fantástica (e muito necessária) do Overmundo. Agregar não apenas as pessoas que estão falando e fazendo cultura no Brasil, mas também os blogs que estão falando (e, porquê não, fazendo) cultura no Brasil é parte da principal missão do Overmundo.
Discordo, contudo, que o aparecimento de gÃrias venha a ser algum problema. Cada blogueiro fala como quer, e tem leitores conforme sua fala, e aquilo que tem a dizer, agrada aos navegantes. Nada é proibido na blogosfera, é assim que funciona e é por isso que funciona. O público, os comuns, mostram o que tem qualidade e o que não tem com sua atenção e sua linkagem. O resto é só teoria.
Abraços apertados do Verde.
Achei ótima a idéia, mas a importação dos meus posts não deu certo - ficou desconfigurada. Vou tentar resolver isso outra hora.
Fabinca · Bento Gonçalves, RS 23/2/2007 21:09
Opa Fabinca... eu também estou pelejando para ajeitar tudo, mas eu boto fé que no fim vai funcionar tudo bonitinho. Se precisar de alguma ajuda, dá um toque lá pelo link de mensagens do meu perfil e a gente quebra a cabeça juntos nisso.
Abraços do Verde.
Viktor, no caso fiz ambos. Coloquei meu blog (mesmo que aos frangalhos - posso passar vergonha) no Overfeeds e nele apliquei os Feeds das minhas colaborações no Overmundo. Fechei um cÃrculo ;) Tenho vergonha de admitir que ainda não mexo direito com RSS.
Mas brotou uma dúvida. Isso se limitaria estritamente à blogs? E quanto sites de mÃdia como flickr e youtube? Seria válido os usuários colocarem seus feeds aqui? Ou até mesmo funcional?
Oi, Fernando. O foco do Overfeeds inicialmente é trabalhar com os blogs que falem da cultura produzida no Brasil ou em comunidades brasileiras mundo afora. Mas, em princÃpio, também nada impede que você possa cadastrar lá sites ou outros serviços, desde que eles possuam feeds e que tratem desse tema!
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 24/2/2007 21:52Viktor, rolou mais uma dúvida. Quando cadastrei o blog tinha algo chamado "Critério de importação" com a única opção de "TOdos os posts" não entendi bem do que se tratava. Além disso, queria saber se tem como remover um blog adicionado ao Overfeeds ou uma maneira de editar propriedades de publicação ou qualquer coisa do tipo.
Fernando Mafra · São Paulo, SP 25/2/2007 12:12
Oi, Fernando. A opção "Todos os posts" serve para quem tem blogs que falam apenas de cultura brasileira e assuntos relacionados. Quem tem um blog que fala sobre esses e outros assuntos pode desmarcar essa opção e importar apenas posts com as tags que quiser indicar. Por exemplo, você pode indicar apenas os posts com a tag "overfeeds" para o Overfeeds. Ou posts com as tags "música", "cultura", "brasil" e assim por diante. Se você desmarcar o "Todos os posts" vai notar essa caixa de texto.
E mais: dá, sim, para remover um blog, mas por enquanto a remoção definitiva está restrita apenas aos moderadores de conteúdo. Ainda estamos implementando melhorias como essa e a interface de edição para o usuário comum, ok?
Então rolou um problema. Vou ter que pedir pra remover meu blog então para que eu possa cadastrar de novo, ele não se trata soh de cultura nacional e vou ter que usar um esquema com tags.
Fernando Mafra · São Paulo, SP 25/2/2007 12:47
Sem dúvida um excelente serviço e uma ótima forma de divulgação para os blogueiros brasileiros.
Parabéns !!!!
É uma iniciativa bem bacana, né?
Eu também acho um barato. Pena que a maior parte da galera do Overmundo ainda não o descobriu. Mal sabem o que estão perdendo...
Abraços do Verde.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!