colaborações publicadas
A libertação da poesia pelos modernistas da fase heroica.
+
Deixado o medo e solto os belos rebanhos,
Eia, dês os veredictos às celestes, julgando.
Eia, decidindo a melhor imagem da face,
Esta maçã, amado broto, ofereças à mais luminosa!
"O Rapto de Helena", Colutos.
+
Como se dava a incorporação dos heterônimos em Fernando Pessoa? O que o próprio poeta nos diz sobre essas “;possessões”;? Este artigo visa contribuir para o entendimento do processo de criação do principal poeta do modernismo português, dissertando sobre as peculiaridades de Alberto Caieiro, Ãlvaro de Campos e Ricardo Reis.
+
Quem é paraibano está acostumado a ouvir que só damos valor aos artistas da terra depois que eles alcançam prestÃgio fora. A trajetória de Augusto dos Anjos confirma esse chavão. O poeta desfrutou de certo reconhecimento ainda em (sua curta) vida, mas lá fora.
É essa a conclusão que se tem ao ler "Augusto dos Anjos e sua Época", um pouco conhecido levantamento ensaÃstico...
+
Dizia VinÃcius que fazer samba não é contar piada. Sabemos que não é bem assim. Bezerra e Moreira da Silva estão, quer dizer, estavam aà pra provar.
Mas o ritmo que é logo associado a cerveja, feijoada e mulatas também tem seus momentos, digamos, blue.
Tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor, pedia Nelson Cavaquinho.
A dor-de-cotovelo...
+
O senhor da foto perdeu a conta de quantas vezes percorreu o Ãngreme percurso que leva ao topo da Pedra da Turmalina, a 400 metros do chão, para instalar a antena que levou as primeiras imagens de TV aos habitantes de Brejo do Cruz, 420 km de João Pessoa. Hoje, ele confessa:
"Essa perdição que a gente tá vendo no mundo é culpa da televisão."
+
Este ensaio analisa o Recorte Cultural, programa exibido na TV Brasil e apresentado pelo escritor, ator e autor de teatro Michel Melamed. Baseado em uma pesquisa bibliográfica sobre televisão, estética, jornalismo cultural, discute-se o caráter experimental do programa. Melamed é objeto de uma breve investigação biográfica, onde é destacada a relação de sua atuação...
+
No último sábado, 10/05, jogaram Auto Esporte x Desportiva Perilima, pela quarta rodada da segundona da ParaÃba. Seis vezes campeão estadual, o tradicional alvirrubro da capital esperava conquistar sua terceira vitória consecutiva. No entanto, esbarrando na valentia do adversário e em sua própria deficiência, o "Autinho do Amor" conseguiu apenas evitar uma tragédia maior...
+